Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Tatiana Pifano da-
dc.contributor.authorSilva, Liliane Faria da-
dc.contributor.authorCursino, Emília Gallindo-
dc.contributor.authorPacheco, Sandra Teixeira de Araújo-
dc.contributor.authorAcioly, Paloma Gonçalves Martins-
dc.contributor.authorSilva, Ingrid Luciana Pifano da-
dc.date.accessioned2022-07-28T17:26:37Z-
dc.date.available2022-07-28T17:26:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Liliane Faria da et al. Estratégias de Ensino na Abordagem dos Cuidados Paliativos com Profissionais de Enfermagem: revisão integrativa. Revista pesq.: cuidado é fundamental, v. 13, p. 503-509, jan./dez. 2021.-
dc.identifier.issn2175-5361-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9612-
dc.descriptionp. 503-509.: il. p&b.-
dc.description.abstractObjetivo: Identificar, nas produções científicas, as estratégias de ensino utilizadas na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem. Método: Revisão integrativa realizada em cinco bases de dados. Resultados: Foram analisados 12 artigos, todos internacionais. Várias estratégias de ensino foram utilizadas como: oficinas, simulação, discussão em grupos, dramatizações, aula expositiva. A metodologia ativa foi a mais utilizada, com a associação de várias estratégias de ensino, sendo o estudo de caso a mais frequente. Conclusão: A associação da teoria com a simulação da prática clínica é uma boa estratégia de ensino. Maior ênfase tem que ser dada na capacitação dos profissionais de enfermagem através de atividades de educação permanente em cuidados paliativos visando fornecer uma assistência segura e qualificada para o paciente e sua família.-
dc.publisherRevista pesq.: cuidado é fundamental. onlinept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectEnfermeríapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducation Nursing Continuingpt_BR
dc.subjectEducação Continuada em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducación Continua en Enfermeríapt_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.titleEstratégias de Ensino na Abordagem dos Cuidados Paliativos com Profissionais de Enfermagem: revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeTeaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative reviewpt_BR
dc.title.alternativeEstrategias de enseñanza para abordar los cuidados paliativos con profesionales de enfermería: revisión integradorapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenObjective: To identify, in scientific productions, the teaching strategies used to approach palliative care with nursing professionals. Method: Integrative review made in five databases. Results: 12 articles were analyzed, all international. Several teaching strategies were used as: workshops, simulation, group discussion, role plays, lecture. The active methodology was the most used, with the association of several teaching strategies, being the case study the most frequent. Conclusion: The association of theory with the simulation of clinical practice is a good teaching strategy. Greater emphasis has to be placed on training nursing professionals through continuing education activities in palliative care to provide safe and qualified care for the patient and their family.-
dc.description.abstractesObjetivo: Identificar, en producciones científicas, las estrategias de enseñanza utilizadas para abordar los cuidados paliativos con profesionales de enfermería. Método: Revisión integradora realizado en cinco bases de datos. Resultados: Se analizaron 12 artículos, todos internacionales. Se utilizaron varias estrategias de enseñanza como: talleres, simulación, discusión grupal, juegos de roles, conferencias. La metodología activa fue la más utilizada, con la asociación de varias estrategias de enseñanza, siendo el estudio de caso el más frecuente. Conclusión: La asociación de la teoría con la simulación de la práctica clínica es una buena estrategia de enseñanza. Se debe hacer mayor hincapié en la capacitación de profesionales de enfermería a través de actividades de educación continua en cuidados paliativos para proporcionar atención segura y calificada para el paciente y su familia.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.