Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9612
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tatiana Pifano da | - |
dc.contributor.author | Silva, Liliane Faria da | - |
dc.contributor.author | Cursino, Emília Gallindo | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo | - |
dc.contributor.author | Acioly, Paloma Gonçalves Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Ingrid Luciana Pifano da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T17:26:37Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T17:26:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Liliane Faria da et al. Estratégias de Ensino na Abordagem dos Cuidados Paliativos com Profissionais de Enfermagem: revisão integrativa. Revista pesq.: cuidado é fundamental, v. 13, p. 503-509, jan./dez. 2021. | - |
dc.identifier.issn | 2175-5361 | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9612 | - |
dc.description | p. 503-509.: il. p&b. | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Identificar, nas produções científicas, as estratégias de ensino utilizadas na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem. Método: Revisão integrativa realizada em cinco bases de dados. Resultados: Foram analisados 12 artigos, todos internacionais. Várias estratégias de ensino foram utilizadas como: oficinas, simulação, discussão em grupos, dramatizações, aula expositiva. A metodologia ativa foi a mais utilizada, com a associação de várias estratégias de ensino, sendo o estudo de caso a mais frequente. Conclusão: A associação da teoria com a simulação da prática clínica é uma boa estratégia de ensino. Maior ênfase tem que ser dada na capacitação dos profissionais de enfermagem através de atividades de educação permanente em cuidados paliativos visando fornecer uma assistência segura e qualificada para o paciente e sua família. | - |
dc.publisher | Revista pesq.: cuidado é fundamental. online | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Nursing | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Enfermería | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Education Nursing Continuing | pt_BR |
dc.subject | Educação Continuada em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educación Continua en Enfermería | pt_BR |
dc.subject | Cuidados Paliativos | pt_BR |
dc.title | Estratégias de Ensino na Abordagem dos Cuidados Paliativos com Profissionais de Enfermagem: revisão integrativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review | pt_BR |
dc.title.alternative | Estrategias de enseñanza para abordar los cuidados paliativos con profesionales de enfermería: revisión integradora | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
dc.description.abstracten | Objective: To identify, in scientific productions, the teaching strategies used to approach palliative care with nursing professionals. Method: Integrative review made in five databases. Results: 12 articles were analyzed, all international. Several teaching strategies were used as: workshops, simulation, group discussion, role plays, lecture. The active methodology was the most used, with the association of several teaching strategies, being the case study the most frequent. Conclusion: The association of theory with the simulation of clinical practice is a good teaching strategy. Greater emphasis has to be placed on training nursing professionals through continuing education activities in palliative care to provide safe and qualified care for the patient and their family. | - |
dc.description.abstractes | Objetivo: Identificar, en producciones científicas, las estrategias de enseñanza utilizadas para abordar los cuidados paliativos con profesionales de enfermería. Método: Revisión integradora realizado en cinco bases de datos. Resultados: Se analizaron 12 artículos, todos internacionales. Se utilizaron varias estrategias de enseñanza como: talleres, simulación, discusión grupal, juegos de roles, conferencias. La metodología activa fue la más utilizada, con la asociación de varias estrategias de enseñanza, siendo el estudio de caso el más frecuente. Conclusión: La asociación de la teoría con la simulación de la práctica clínica es una buena estrategia de enseñanza. Se debe hacer mayor hincapié en la capacitación de profesionales de enfermería a través de actividades de educación continua en cuidados paliativos para proporcionar atención segura y calificada para el paciente y su familia. | - |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem Revisão integrativa..pdf | 429.58 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals Integrative review.pdf | 427.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.