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dc.contributor.authorMesquita, Maria Eunice Rodrigues de-
dc.contributor.authorSilva, Rildo Pereira da-
dc.date.accessioned2022-08-09T12:52:46Z-
dc.date.available2022-08-09T12:52:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2176-9745-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9876-
dc.description2016; 62(3): 237-245-
dc.description.abstractIntrodução: ante a vida prática dos pacientes, indaga-se sobre a melhor forma de aquisição de saberes para o autocuidado. Objetivo: Avaliar, na perspectiva dos pacientes, convergências e divergências entre orientações para o autocuidado, compreensão quanto às orientações e sua aplicação. Método: Estudo avaliativo, qualitativo, sob a perspectiva hermenêutico-dialética, em hospital oncológico no Rio de Janeiro. Quinze participantes com câncer de cólon e reto com delimitação amostral distribuída por três grupos (ciclos iniciais, centrais e finais) do protocolo de tratamento XELOX. Adoção da amostra por conveniência sob os critérios: maioridade, ciência do tratamento, lucidez, funções cognitivas preservadas, ausência de metástase cerebral e em quimioterapia oral domiciliar. Produção de dados por entrevistas semiestruturadas entre setembro e outubro de 2012, levadas ao ponto da saturação teórica, numa cooperação entre participantes e pesquisadores para iluminar a experiência a ser explorada. Resultados: Oitenta e nove recortes de falas agrupados em três categorias empíricas e suas respectivas subcategorias, a saber: a categoria da orientação à compreensão, com oito subcategorias; a categoria descrição das práticas educativas, com quatro subcategorias; a categoria da compreensão à aplicação, com 11 subcategorias. Conclusão: Como há aprimoramentos possíveis ao longo do processo, na transição de uma etapa para a outra, são propostas uma ação anterior de identificação dos fatores socioculturais, uma ação posterior de caráter avaliativo e ações de acompanhamento entre um ciclo e outro.-
dc.publisherRevista Brasileira de Cancerologiapt_BR
dc.subjectEnfermagem Oncológicapt_BR
dc.subjectOncology Nursingpt_BR
dc.subjectEnfermería Oncológicapt_BR
dc.subjectNeoplasias Colorretais/enfermagempt_BR
dc.subjectColorectal Neoplasms/nursingpt_BR
dc.subjectNeoplasias Colorrectales/enfermeríapt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectSelf Carept_BR
dc.subjectInstitutos de Câncerpt_BR
dc.subjectCancer Care Facilitiespt_BR
dc.subjectInstituciones Oncológicaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectEvaluaciónpt_BR
dc.titleAutocuidado e quimioterapia oral domiciliar: avaliação das práticas educativas dos enfermeiros sob a perspectiva de pacientespt_BR
dc.title.alternativeSelf-care and home oral chemotherapy: Evaluation of nurses' educational practices from the perspective of patientspt_BR
dc.title.alternativeAutocuidado y quimioterapia oral en el domicilio: Evaluación de las prácticas educativas de enfermería desde la perspectiva de los pacientespt_BR
dc.TypeArticlept_BR
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