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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Mesquita, Maria Eunice Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Silva, Rildo Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T12:52:46Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T12:52:46Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 2176-9745 | - |
dc.identifier.uri | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9876 | - |
dc.description | 2016; 62(3): 237-245 | - |
dc.description.abstract | Introdução: ante a vida prática dos pacientes, indaga-se sobre a melhor forma de aquisição de saberes para o autocuidado. Objetivo: Avaliar, na perspectiva dos pacientes, convergências e divergências entre orientações para o autocuidado, compreensão quanto às orientações e sua aplicação. Método: Estudo avaliativo, qualitativo, sob a perspectiva hermenêutico-dialética, em hospital oncológico no Rio de Janeiro. Quinze participantes com câncer de cólon e reto com delimitação amostral distribuída por três grupos (ciclos iniciais, centrais e finais) do protocolo de tratamento XELOX. Adoção da amostra por conveniência sob os critérios: maioridade, ciência do tratamento, lucidez, funções cognitivas preservadas, ausência de metástase cerebral e em quimioterapia oral domiciliar. Produção de dados por entrevistas semiestruturadas entre setembro e outubro de 2012, levadas ao ponto da saturação teórica, numa cooperação entre participantes e pesquisadores para iluminar a experiência a ser explorada. Resultados: Oitenta e nove recortes de falas agrupados em três categorias empíricas e suas respectivas subcategorias, a saber: a categoria da orientação à compreensão, com oito subcategorias; a categoria descrição das práticas educativas, com quatro subcategorias; a categoria da compreensão à aplicação, com 11 subcategorias. Conclusão: Como há aprimoramentos possíveis ao longo do processo, na transição de uma etapa para a outra, são propostas uma ação anterior de identificação dos fatores socioculturais, uma ação posterior de caráter avaliativo e ações de acompanhamento entre um ciclo e outro. | - |
dc.publisher | Revista Brasileira de Cancerologia | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem Oncológica | pt_BR |
dc.subject | Oncology Nursing | pt_BR |
dc.subject | Enfermería Oncológica | pt_BR |
dc.subject | Neoplasias Colorretais/enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Colorectal Neoplasms/nursing | pt_BR |
dc.subject | Neoplasias Colorrectales/enfermería | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Self Care | pt_BR |
dc.subject | Institutos de Câncer | pt_BR |
dc.subject | Cancer Care Facilities | pt_BR |
dc.subject | Instituciones Oncológicas | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Evaluación | pt_BR |
dc.title | Autocuidado e quimioterapia oral domiciliar: avaliação das práticas educativas dos enfermeiros sob a perspectiva de pacientes | pt_BR |
dc.title.alternative | Self-care and home oral chemotherapy: Evaluation of nurses' educational practices from the perspective of patients | pt_BR |
dc.title.alternative | Autocuidado y quimioterapia oral en el domicilio: Evaluación de las prácticas educativas de enfermería desde la perspectiva de los pacientes | pt_BR |
dc.Type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
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Autocuidado e quimioterapia oral domiciliar Avaliação das práticas educativas dos enfermeiros sob a perspectiva de pacientes.pdf | 573.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
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