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Title: Autocuidado e quimioterapia oral domiciliar: avaliação das práticas educativas dos enfermeiros sob a perspectiva de pacientes
Other Titles: Self-care and home oral chemotherapy: Evaluation of nurses' educational practices from the perspective of patients
Autocuidado y quimioterapia oral en el domicilio: Evaluación de las prácticas educativas de enfermería desde la perspectiva de los pacientes
Authors: Mesquita, Maria Eunice Rodrigues de
Silva, Rildo Pereira da
Keywords: Enfermagem Oncológica
Oncology Nursing
Enfermería Oncológica
Neoplasias Colorretais/enfermagem
Colorectal Neoplasms/nursing
Neoplasias Colorrectales/enfermería
Autocuidado
Self Care
Institutos de Câncer
Cancer Care Facilities
Instituciones Oncológicas
Avaliação
Evaluation
Evaluación
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Brasileira de Cancerologia
Abstract: Introdução: ante a vida prática dos pacientes, indaga-se sobre a melhor forma de aquisição de saberes para o autocuidado. Objetivo: Avaliar, na perspectiva dos pacientes, convergências e divergências entre orientações para o autocuidado, compreensão quanto às orientações e sua aplicação. Método: Estudo avaliativo, qualitativo, sob a perspectiva hermenêutico-dialética, em hospital oncológico no Rio de Janeiro. Quinze participantes com câncer de cólon e reto com delimitação amostral distribuída por três grupos (ciclos iniciais, centrais e finais) do protocolo de tratamento XELOX. Adoção da amostra por conveniência sob os critérios: maioridade, ciência do tratamento, lucidez, funções cognitivas preservadas, ausência de metástase cerebral e em quimioterapia oral domiciliar. Produção de dados por entrevistas semiestruturadas entre setembro e outubro de 2012, levadas ao ponto da saturação teórica, numa cooperação entre participantes e pesquisadores para iluminar a experiência a ser explorada. Resultados: Oitenta e nove recortes de falas agrupados em três categorias empíricas e suas respectivas subcategorias, a saber: a categoria da orientação à compreensão, com oito subcategorias; a categoria descrição das práticas educativas, com quatro subcategorias; a categoria da compreensão à aplicação, com 11 subcategorias. Conclusão: Como há aprimoramentos possíveis ao longo do processo, na transição de uma etapa para a outra, são propostas uma ação anterior de identificação dos fatores socioculturais, uma ação posterior de caráter avaliativo e ações de acompanhamento entre um ciclo e outro.
Description: 2016; 62(3): 237-245
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9876
ISSN: 2176-9745
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



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