Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9876
Title: | Autocuidado e quimioterapia oral domiciliar: avaliação das práticas educativas dos enfermeiros sob a perspectiva de pacientes |
Other Titles: | Self-care and home oral chemotherapy: Evaluation of nurses' educational practices from the perspective of patients Autocuidado y quimioterapia oral en el domicilio: Evaluación de las prácticas educativas de enfermería desde la perspectiva de los pacientes |
Authors: | Mesquita, Maria Eunice Rodrigues de Silva, Rildo Pereira da |
Keywords: | Enfermagem Oncológica Oncology Nursing Enfermería Oncológica Neoplasias Colorretais/enfermagem Colorectal Neoplasms/nursing Neoplasias Colorrectales/enfermería Autocuidado Self Care Institutos de Câncer Cancer Care Facilities Instituciones Oncológicas Avaliação Evaluation Evaluación |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Revista Brasileira de Cancerologia |
Abstract: | Introdução: ante a vida prática dos pacientes, indaga-se sobre a melhor forma de aquisição de saberes para o autocuidado. Objetivo: Avaliar, na perspectiva dos pacientes, convergências e divergências entre orientações para o autocuidado, compreensão quanto às orientações e sua aplicação. Método: Estudo avaliativo, qualitativo, sob a perspectiva hermenêutico-dialética, em hospital oncológico no Rio de Janeiro. Quinze participantes com câncer de cólon e reto com delimitação amostral distribuída por três grupos (ciclos iniciais, centrais e finais) do protocolo de tratamento XELOX. Adoção da amostra por conveniência sob os critérios: maioridade, ciência do tratamento, lucidez, funções cognitivas preservadas, ausência de metástase cerebral e em quimioterapia oral domiciliar. Produção de dados por entrevistas semiestruturadas entre setembro e outubro de 2012, levadas ao ponto da saturação teórica, numa cooperação entre participantes e pesquisadores para iluminar a experiência a ser explorada. Resultados: Oitenta e nove recortes de falas agrupados em três categorias empíricas e suas respectivas subcategorias, a saber: a categoria da orientação à compreensão, com oito subcategorias; a categoria descrição das práticas educativas, com quatro subcategorias; a categoria da compreensão à aplicação, com 11 subcategorias. Conclusão: Como há aprimoramentos possíveis ao longo do processo, na transição de uma etapa para a outra, são propostas uma ação anterior de identificação dos fatores socioculturais, uma ação posterior de caráter avaliativo e ações de acompanhamento entre um ciclo e outro. |
Description: | 2016; 62(3): 237-245 |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9876 |
ISSN: | 2176-9745 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Autocuidado e quimioterapia oral domiciliar Avaliação das práticas educativas dos enfermeiros sob a perspectiva de pacientes.pdf | 573.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.