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dc.contributor.authorMota, Diego Bonfante-
dc.contributor.authorGomes, Antonio Marcos Tosoli-
dc.contributor.authorSilva, Aline Cerqueira Santos Santana da-
dc.contributor.authorRamos, Raquel de Souza-
dc.contributor.authorNogueira, Virginia Paiva Figueiredo-
dc.contributor.authorBelém, Luísa dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-10T15:00:51Z-
dc.date.available2022-08-10T15:00:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2346-3414-
dc.identifier.urihttp://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9920-
dc.description2018; 9(2): 2215-32-
dc.description.abstractA autonomia profissional corresponde à realização de ações de enfermagem por meio da utilização de habilidades, conhecimentos e atitudes para tomar decisões e resolver situações no seu espaço de atuação. Objetivo: analisar as representações sociais da autonomia do enfermeiro para acadêmicos do último período de graduação em enfermagem de uma universidade federal. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório delineado a partir da teoria das representações sociais em sua abordagem processual, realizada com 20 acadêmicos de enfermagem no último período de uma universidade federal localizada no estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a análise das produções discursivas pelo método de análise de conteúdo. Resultados: Foram construídas cinco categorias de análise. Discussão: Verificou-se que as representações sociais da autonomia profissional dos discentes de enfermagem encontram-se em processo de construção, tendo por fundamento o gerenciamento, as práticas invasivas e a consulta de enfermagem. A autonomia também se relaciona ao cuidado predominantemente individual. Conclusões: A representação da autonomia profissional está vinculada a tecnologias atuais e a dimensões históricas da profissão, bem como a necessidade de novos estudos para a compreensão do fenômeno.-
dc.publisherRev Cuid.pt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducation, Nursingpt_BR
dc.subjectEducación en Enfermeríapt_BR
dc.subjectPercepção Socialpt_BR
dc.subjectSocial Perceptionpt_BR
dc.subjectPercepción Socialpt_BR
dc.subjectAutonomia Profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Autonomypt_BR
dc.subjectAutonomía Profesionalpt_BR
dc.subjectCuidados de Enfermagempt_BR
dc.subjectNursing Carept_BR
dc.subjectAtención de Enfermeríapt_BR
dc.titleRepresentações sociais da autonomia do enfermeiro para acadêmicos de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of nurses’ autonomy for nursing academicspt_BR
dc.title.alternativeRepresentaciones sociales de la autonomía del enfermero con alumnos de pregrado en enfermeríapt_BR
dc.TypeArticlept_BR
dc.description.abstractenProfessional autonomy corresponds to the performance of nursing actions by using skills, knowledge, and attitudes to make decisions and solve situations in their work setting. Objective: to analyze the social representations of the nurse’s autonomy for academics of the final graduation period in nursing from a federal university. Materials and Methods: This was a qualitative, descriptive, exploratory study defined from the theory of social representations in its procedural approach, carried out with 20 nursing academics during their last period of a federal university located in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Data was collected through semi-structured interviews and discursive productions were analyzed through the content analysis method. Results: The study constructed five analysis categories. Discussion: It was verified that the social representations of professional autonomy of nursing students are in the construction process, based on management, invasive practices, and nursing consultation. Autonomy is also related to predominantly individual care. Conclusions: The representation of professional autonomy is linked to current technologies and to the historical dimensions of the profession, as well as to the need for new studies to understand the phenomena.-
dc.description.abstractesLa autonomía profesional corresponde a la realización de acciones de enfermería por medio de la utilización de habilidades, conocimientos y actitudes para tomar decisiones y resolver situaciones en su espacio de actuación. Objetivo: analizar las representaciones sociales de la autonomía del enfermero con estudiantes de último semestre de enfermería de una universidad federal. Materiales y Métodos: Estudio cualitativo, descriptivo, exploratorio, diseñado a partir de la teoría de las representaciones sociales con enfoque procesal, realizado con 20 alumnos de último semestre de una universidad federal localizada en el estado de Rio de Janeiro. La recolección de datos se dio a través de entrevistas semiestructuradas y el análisis de las producciones discursivas por el método de análisis de contenido. Resultados: Fueron construidas cinco categorías de análisis. Discusión: Se verificó que las representaciones sociales de la autonomía profesional de los alumnos de enfermería se encuentran en proceso de construcción teniendo por base el gerenciamiento, las prácticas invasivas y la consulta de enfermería. La autonomía también se relaciona al cuidado predominantemente individual. Conclusiones: La representación de la autonomía profesional está vinculada a las tecnologías actuales y las dimensiones históricas de la profesión, así como la necesidad de nuevos estudios para la comprensión del fenómeno.-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem

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