Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/10802
Title: | Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa |
Other Titles: | Nursing diagnostic reasoning learning of students through educational technologies: an integrative review |
Authors: | Souto, Jaqueline da Silva Soares Mercês, Claudia Angélica Mainenti Ferreira Silva, Rodrigo Nogueira da Silva, Paulo Cezar Gonçalves da Soares, Samira Silva Santos Brandão, Marcos Antônio Gomes |
Keywords: | Estudantes de Enfermagem Students, Nursing Tecnologia Educacional Educational Technology Diagnóstico de Enfermagem Nursing Diagnosis Aprendizagem Learning |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Rev. Eletr. Enferm. |
Citation: | SOUTO, Jaqueline da Silva Soares et al. Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm., v. 24, p. 1-16, 2022. |
Abstract: | Objetivo: Analisar as habilidades e experiências desenvolvidas a partir do uso de tecnologias educacionais no raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes de graduação. Método: Revisão integrativa da literatura realizada em abril de 2020, por meio do acesso online a sete bases de dados, não sendo estabelecido um recorte temporal. Termos de busca como “estudantes de enfermagem”, “tecnologia educacional” e “diagnóstico de enfermagem” foram incorporados nas estratégias de busca. Resultados: Em um universo de 332 títulos e resumos consultados, foram selecionados 21 artigos que respondiam de forma integral à pergunta de pesquisa. Foram identificadas 13 tecnologias educacionais presenciais e 8 virtuais que forneceram habilidades metacognitivas, cognitivas, práticas e experiências do tipo afetivas e motivacionais aos acadêmicos de enfermagem. Conclusão: A maioria das tecnologias presenciais impactaram diretamente no raciocínio diagnóstico dos estudantes, enquanto as tecnologias virtuais contribuíram indiretamente para seu desenvolvimento. |
Description: | p. 1-16.: il. p&b. |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/10802 |
ISSN: | 1518-1944 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais revisão integrativa.pdf | 745.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.