Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/10802
Title: Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa
Other Titles: Nursing diagnostic reasoning learning of students through educational technologies: an integrative review
Authors: Souto, Jaqueline da Silva Soares
Mercês, Claudia Angélica Mainenti Ferreira
Silva, Rodrigo Nogueira da
Silva, Paulo Cezar Gonçalves da
Soares, Samira Silva Santos
Brandão, Marcos Antônio Gomes
Keywords: Estudantes de Enfermagem
Students, Nursing
Tecnologia Educacional
Educational Technology
Diagnóstico de Enfermagem
Nursing Diagnosis
Aprendizagem
Learning
Issue Date: 2022
Publisher: Rev. Eletr. Enferm.
Citation: SOUTO, Jaqueline da Silva Soares et al. Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes por meio de tecnologias educacionais: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm., v. 24, p. 1-16, 2022.
Abstract: Objetivo: Analisar as habilidades e experiências desenvolvidas a partir do uso de tecnologias educacionais no raciocínio diagnóstico de enfermagem de estudantes de graduação. Método: Revisão integrativa da literatura realizada em abril de 2020, por meio do acesso online a sete bases de dados, não sendo estabelecido um recorte temporal. Termos de busca como “estudantes de enfermagem”, “tecnologia educacional” e “diagnóstico de enfermagem” foram incorporados nas estratégias de busca. Resultados: Em um universo de 332 títulos e resumos consultados, foram selecionados 21 artigos que respondiam de forma integral à pergunta de pesquisa. Foram identificadas 13 tecnologias educacionais presenciais e 8 virtuais que forneceram habilidades metacognitivas, cognitivas, práticas e experiências do tipo afetivas e motivacionais aos acadêmicos de enfermagem. Conclusão: A maioria das tecnologias presenciais impactaram diretamente no raciocínio diagnóstico dos estudantes, enquanto as tecnologias virtuais contribuíram indiretamente para seu desenvolvimento.
Description: p. 1-16.: il. p&b.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/10802
ISSN: 1518-1944
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.