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https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/10980
Title: | Necessidades de aprendizagem de familiares de crianças e adolescentes em tratamento com quimioterápicos antineoplásicos orais |
Other Titles: | Learning needs of relatives of children and teenagers under oral antineoplastic chemotherapy treatment Necesidades de aprendizaje de los familiares de niños y adolescentes en tratamiento con quimioterapia antineoplástica oral |
Authors: | Franco, Gabriele Alvernaz Silva Silva, Liliane Faria da Seixas, Flavio Luiz Góes, Fernanda Garcia Bezerra Vollu, Ana Carolina Alves Lagoeiro, Eduardo Charpinel |
Keywords: | Administração Oral Administration, Oral Administración Oral Adolescente Adolescent Antineoplásicos Antineoplastic Agents Criança Child Niño Família Family |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Esc Anna Nery |
Citation: | FRANCO, Gabriele Alvernaz Silva et al. Necessidades de aprendizagem de familiares de crianças e adolescentes em tratamento com quimioterápicos antineoplásicos orais. Esc Anna Nery, v. 26, p. 1-10, 2022. |
Abstract: | Objetivo: descrever as necessidades de aprendizagem de familiares de crianças e adolescentes com câncer quanto ao tratamento com quimioterápicos antineoplásicos orais. Método: pesquisa qualitativa descritiva desenvolvida em um hospital federal do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados nos meses de julho a setembro de 2020 a partir de entrevistas semiestruturadas com vinte e três familiares de crianças e adolescentes com câncer em quimioterapia antineoplásica oral. Os dados foram processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires pela Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: dentre os temas que demandam aprendizagem pelos familiares estão administração oral, armazenamento e manipulação dos quimioterápicos orais, além dos efeitos adversos e emergências que demandam atendimento hospitalar. Conclusão e implicações para a prática: no tratamento com quimioterápicos orais, as necessidades de aprendizagem dos familiares de crianças e adolescentes precisam ser problematizadas em práticas educativas dialógicas para, assim, favorecer a segurança, a adesão e a eficácia do tratamento. |
Description: | p. 1-10.: il. color. |
URI: | http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/10980 |
ISSN: | 2177-9465 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Enfermagem |
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