Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11457
Title: A significância biológica e o uso dos fatores prognósticos clínicos e genéticos nas leucemias mieloides agudas em adultos
Authors: Apa, Alexandre Gustavo
Abreu, Tamara Rabello de
Lima, Luciana Britto de Abreu
Keywords: Leucemia Mieloide Aguda
Leukemia, Myeloid, Acute
Prognóstico
Prognosis
Pronóstico
Deficiência de GATA2
GATA2 Deficiency
Deficiencia GATA2
Issue Date: 2018
Citation: ABREU, Tamara Rabello de. A significância biológica e o uso dos fatores prognósticos clínicos e genéticos nas leucemias mieloides agudas em adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Médica em Hematologia.) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2018.
Abstract: Leucemias são um grupo de doenças caracterizadas pelo acúmulo de leucócitos malignos na medula óssea. Também pode ser diagnosticada pela identificação de alterações genéticas associadas a doença ou pela presença do sarcoma granulocítico – representação sólida do tumor líquido. São classificadas em quatro tipos, agudas e crônicas e, por sua vez, subtipos, mieloide e linfoide. Leucemias em geral são doenças agressivas e a transformação maligna acontece em células tronco da hematopoiese ou em precursores primitivos. Acredita-se que o dano genético envolva vários danos bioquímicos básicos, resultando em aumento da velocidade de produção de células doentes, diminuição da apotose, e bloqueio na diferenciação. Juntos, esses eventos causam acúmulo de células doentes, apenas blastos. Esse evento leva à insuficiência medular e também infiltração tecidual. Se não forem devidamente estratificadas e tratadas, são, via de regra, rapidamente fatais. A proposta desta apresentação é destacar fatores os prognósticos importantes para o desfecho da Leucemia Mieloide Aguda (LMA) que é a forma comum de leucemias em adultos e a sua incidência aumenta com a idade, com mediana aos 65 anos. Constitui uma fração pequena (10 a 15%) das leucemias da infância. As anomalias citogenéticas e a resposta ao tratamento inicial têm grande influência no prognóstico e na melhor escolha terapêutica individualizada.
Description: 46 p.: il. color e p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11457
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Médico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tamara Rabello Monografia LMA.pdf933.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.