Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11870
Title: Análise Crítica da Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde na Perspectiva da Educação Física Através do Enfoque Radical de Promoção da Saúde
Other Titles: Critical Analysis of the Brazilian Charter of Integrated Prevention in the Field of Health in the Perspective of Physical Education Through the Radical Focus of Health Promotion
Authors: Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de
Keywords: Promoção da Saúde
Health Promotion
Educação Física e Treinamento
Physical Education and Training
Saúde
Health
Exercício Físico
Exercise
Issue Date: 2009
Publisher: Saúde Soc
Abstract: O presente trabalho pretende contribuir para que a área profissional e o campo do saber referente à Edu cação Física apreendam a saúde de forma ampliada, superando o enfoque biologicista hegemônico. Possui caráter qualitativo e baseou-se em pesquisa de fontes bibliográficas para a confecção de monografia de con clusão do curso de especialização em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Analisou-se criticamente a Carta Brasileira de Prevenção Integrada na área da Saúde na perspectiva da Educação Física – publicação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em 2006, a partir do enfoque radical da Promoção da Saúde. Esse enfoque pode ser sintetizado na proposta de articulação entre saúde e condições de vida, ressal tando as inter-relações de equidade social, através do aumento da capacidade da participação popular, inter setorialidade, fomento de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes favoráveis à saúde e reorientação do sistema de saúde, baseando-se numa visão ampliada do processo saúde-doença e reconhecendo a multideter minação desse processo (OMS, 1986; Buss, 2000, 2001, 2007; Pedrosa, 2004). Concluiu-se que o documento analisado biologiza e medicaliza a Educação Física em sua relação com a sociedade. Recomenda-se que o mesmo seja revisto a partir da perspectiva crítica ligada à área da Educação Física, a qual relaciona a atividade física e a saúde com questões sociais mais amplas que impedem que os sujeitos tomem decisões mais saudáveis, tais como os condicionantes econômi cos, culturais, étnicos e políticos.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/11870
ISSN: 1984-0470
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área técnica Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.