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Title: Epidemio Online: Um Site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicina
Other Titles: Epidemio Online: a Website to Support Teaching and Learning of Epidemiology during Undergraduate Medical Training
Authors: Coeli, Claudia Medina
Almeida, Liz Maria de
Rocha, Thiara C. G.
Camargo Junior, Kenneth Rochel de
Keywords: Epidemiologia
Epidemiology
Educação
Education
Educação Médica
Education Medical
Internet
Estudantes de Medicina
Students Medical
Informática em Saúde Pública
Public Health Informatics
Issue Date: 2004
Publisher: Revista Brasileira de Educação Médica
Abstract: A utilização da internet representa uma alternativa que possibilita maior interação entre o corpo docente e o discente, além de permitir a difusão e a incorporação de conteúdo atualizado eficientemente. OBJETIVO: Apresentar a estrutura de uma homepage (HP) desenvolvida para apoiar o ensino de Epidemiologia no curso de Medicina da UFRJ e realizar uma análise exploratória do acesso à mesma. MÉTODOS: A estrutura da HP foi definida a partir dos resultados obtidos durante a fase experimental de um projeto de monitoria virtual. Foi construído um banco de dados com informações sobre a data e hora do acesso à HP e o endereço IP (Internet Protocol) de onde o mesmo foi originado. O período estudado correspondeu às dez primeiras semanas do curso de Epidemiologia ministrado a uma turma do primeiro semestre de 2002. RESULTADOS: A homepage (http://www.nesc.ufrj.br/ epidemiologia) contém as seguintes seções: perguntas mais frequentes, entrevistas, material do curso, projetos de pesquisa na área de Epidemiologia, conexões paro outros sites e questões antigas de residência médica. Durante o período estudado, foram registrados 3.005 acessos, a maior parte deles (44,7%) realizada nas semanas que antecederam as avaliações do curso. Apenas 6,6% dos acessos foram efetuados dentro da UFRJ, sendo o período de maior utilização compreendido entre 78 e 24 horas (38,1%). CONCLUSÕES: Os resultados sobre o perfil de acesso sugerem um padrão de utilização orientado primordialmente para a obtenção de um bom desempenho nas avaliações, o que pode ser explicado pela dificuldade de incorporação de uma nova cultura de aprendizagem. Por outro lado, a melhor utilização do site depende do desenvolvimento e disponibilização de aplicativos que estimulem uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizado.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12259
ISSN: 1981-5271
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