Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12259
Title: | Epidemio Online: Um Site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicina |
Other Titles: | Epidemio Online: a Website to Support Teaching and Learning of Epidemiology during Undergraduate Medical Training |
Authors: | Coeli, Claudia Medina Almeida, Liz Maria de Rocha, Thiara C. G. Camargo Junior, Kenneth Rochel de |
Keywords: | Epidemiologia Epidemiology Educação Education Educação Médica Education Medical Internet Estudantes de Medicina Students Medical Informática em Saúde Pública Public Health Informatics |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Abstract: | A utilização da internet representa uma alternativa que possibilita maior interação entre o corpo docente e o discente, além de permitir a difusão e a incorporação de conteúdo atualizado eficientemente. OBJETIVO: Apresentar a estrutura de uma homepage (HP) desenvolvida para apoiar o ensino de Epidemiologia no curso de Medicina da UFRJ e realizar uma análise exploratória do acesso à mesma. MÉTODOS: A estrutura da HP foi definida a partir dos resultados obtidos durante a fase experimental de um projeto de monitoria virtual. Foi construído um banco de dados com informações sobre a data e hora do acesso à HP e o endereço IP (Internet Protocol) de onde o mesmo foi originado. O período estudado correspondeu às dez primeiras semanas do curso de Epidemiologia ministrado a uma turma do primeiro semestre de 2002. RESULTADOS: A homepage (http://www.nesc.ufrj.br/ epidemiologia) contém as seguintes seções: perguntas mais frequentes, entrevistas, material do curso, projetos de pesquisa na área de Epidemiologia, conexões paro outros sites e questões antigas de residência médica. Durante o período estudado, foram registrados 3.005 acessos, a maior parte deles (44,7%) realizada nas semanas que antecederam as avaliações do curso. Apenas 6,6% dos acessos foram efetuados dentro da UFRJ, sendo o período de maior utilização compreendido entre 78 e 24 horas (38,1%). CONCLUSÕES: Os resultados sobre o perfil de acesso sugerem um padrão de utilização orientado primordialmente para a obtenção de um bom desempenho nas avaliações, o que pode ser explicado pela dificuldade de incorporação de uma nova cultura de aprendizagem. Por outro lado, a melhor utilização do site depende do desenvolvimento e disponibilização de aplicativos que estimulem uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizado. |
URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12259 |
ISSN: | 1981-5271 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Pesquisa Populacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Epidemio Online Um site de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Epidemiologia na Graduação de Medicina..pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.