Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12280
Title: Estudo citogenético-molecular do linfoma de Burkitt em crianças e adolescentes: mutações dos genes ID3, TCF3 e CCND3 e alterações cromossômicas secundárias
Authors: Silva, Maria Luiza Macedo
Bizarro, Mariana Tavares de Souza Monteiro
Hassan, Claudia Esther Alicia Rocio
Klumb, Claudete Esteves Nogueira Pinto
Abdelhay, Eliana Saul Furquim Werneck
Abreu, Hector Nicolas Seuánez
Land, Marcelo Gerardin Poirot
Keywords: Linfoma de Burkitt
Burkitt Lymphoma
Aberrações Cromossômicas
Chromosome Aberrations
Aberraciones Cromosómicas
Criança
Child
Niño
Adolescente
Adolescent
Issue Date: 2019
Citation: BIZARRO, Mariana Tavares de Souza Monteiro. Estudo citogenético-molecular do linfoma de Burkitt em crianças e adolescentes: mutações dos genes ID3, TCF3 e CCND3 e alterações cromossômicas secundárias. 2019. Tese (Doutorado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2019.
Abstract: O Linfoma de Burkitt (LB) é um linfoma de alto grau de células-B maduras, sendo a leucemia linfoblástica aguda L3 (LLA-L3), sua contraparte leucêmica (em conjunto L/LB). A marca genética desta doença é o rearranjo entre o oncogene MYC com genes da imunoglobulina. Além do LDH alto, doença avançada e idade, as anormalidades cromossômicas adicionais vêm sendo discutidas como potenciais marcadores de prognóstico clínico desfavorável. Estudos mostraram que aproximadamente 70% dos pacientes com L/LB podem apresentar mutações nos genes ID3, TCF3 e CCND3. Logo, estudos incluindo séries de pacientes com outras situações epidemiológicas vem sendo encorajados, já que ainda não está bem definido como estão estas mutações em grupos etários distintos. A partir dessas premissas, nosso objetivo foi avaliar as frequências e tipo de alterações genéticas, a nível cromossômico e gênico em crianças e adolescentes com L/LB associados ou não ao vírus Epstein-Barr (EBV) na nossa população. Para isso, caracterizamos cito-molecularmente anormalidades cromossômicas secundárias encontradas em aspirado de medula óssea de pacientes com LLA-L3 e em tumores fixados e impregnados em parafina (FFPE) no LB, estudamos a frequência do vírus EBV e sua associação com variáveis clínico-biológicas e finalmente estudamos as mutações dos genes ID3, TCF3 e CCND3. Nesse estudo, foi possível caracterizar com precisão as anormalidades cromossômicas secundárias de 4 pacientes, observando-se um padrão cariotípico com anormalidades secundárias no LB, onde parecem prevalecer as trissomias estruturais parciais. A condição de rearranjo do IGH/MYC e de anormalidades envolvendo os cromossomos 1 e 13 foi estudada em 32 pacientes, dos quais 80% apresentaram o rearranjo IGH/MYC. Em 79% dos pacientes cujos tumores FFPE foram estudados por FISH foram encontradas alterações cromossômicas secundárias envolvendo os cromossomos 1 e 13. O EBV foi detectado em 52% (26/52) dos tumores das crianças e adolescentes, porém não houve nenhuma associação com dados clínicos de apresentação e desfecho da doença. Com relação às mutações, encontramos 67% de mutações patogênicas no gene ID3, 18% no gene TCF3 e 26% no gene CCND3. A presença de mutações no gene ID3 refletiu significativamente nas sobrevidas global e livre de doença (p<0,05) em toda a coorte e essa observação foi uma tendência também no grupo pediátrico. Em suma, neste trabalho foi caracterizado citogenetica e molecularmente um grupo de pacientes com L/LB e foi realizada a primeira descrição da frequência e impacto clínico de mutações em genes envolvidos na patogênese da doença em pacientes brasileiros.
Description: 156 p.: il. color. e p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12280
Appears in Collections:Teses Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.