Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12284
Title: Incidência e Mortalidade das Malignidades Mieloides em Crianças, Adolescentes e Adultos Jovens no Brasil: Estudo de Base Populacional
Authors: Oliveira, Maria do Socorro Pombo de
Feliciano, Suellen Valadares Moura
Santos, Marceli de Oliveira
Camargo, Beatriz de
Cancela, Marianna de Camargo
Michalowski, Mariana Bohns
Lima, Carlos Anselmo
Thuler, Luiz Claudio Santos
Lopes, Luiz Fernando
Keywords: Neoplasias Hematológicas
Hematologic Neoplasms
Leucemia
Leukemia
Mortalidade
Mortality
Mortalidad
Incidência
Incidence
Incidencia
Issue Date: 2019
Citation: FELICIANO, Suellen Valadares Moura. Incidência e Mortalidade das Malignidades Mieloides em Crianças, Adolescentes e Adultos Jovens no Brasil: Estudo de Base Populacional. 2019. Tese (Doutorado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2019.
Abstract: Introdução: As malignidades mieloides (MM) são heterogêneas quando se trata das taxas de incidência e patogênese. Essas variações nas taxas são importantes para gerar hipóteses sobre a etiologia causal. Este estudo teve como objetivo descrever os padrões de incidência e mortalidade das MM entre crianças, adolescentes e adultos jovens (cAAJ) no Brasil e avaliar as tendências nas taxas de incidência e mortalidade ao longo do tempo. Métodos: As informações foram extraídas do conjunto de dados de 15 Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) localizados em cinco regiões geográficas brasileiras. Foram calculadas as taxas de incidência e mortalidade específica, bruta e ajustada por idade por milhão de pessoas. Análises de regressão por Joinpoint foram realizadas para avaliações de tendências regionalmente. Variação Percentual Anual (APC) e Variação Percentual Anual Média (AAPC) também foram estimadas. Resultados: As taxas de incidência e mortalidade ajustadas das MM no Brasil foram 14,57 e 8,83 por milhão, respectivamente. A taxa de incidência ajustada de LMA foi de 8,18 por milhão, enquanto os outros subtipos de MM tiveram uma taxa de incidência de 2,62 por milhão. A análise das tendências de incidência (AAPC) mostrou um declínio significativo em Manaus (-5,6%) e em São Paulo (-4,7%), e um aumento significativo foi observado em Fortaleza (5,8%). As tendências de mortalidade declinaram de forma constante em todos as localidades, com declínios significativos ocorrendo em Goiânia (-1,5), Belo Horizonte (-2,3%), São Paulo (-2,5%), Curitiba (-2,8%) e Porto Alegre (-4,1%). Conclusão: Nossos achados mostraram diferenças nas taxas de incidência e mortalidade das MM em cAAJ no Brasil, geograficamente. A LMA em crianças com idade menor de 1 ano teve maior taxa de incidência dentro da população cAAJ (17,42 por milhão). Houve uma diminuição substancial na taxa de mortalidade observada, o que foi interpretado como uma melhoria no reconhecimento das MM e abordagem terapêutica.
Description: 135 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12284
Appears in Collections:Teses Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.