Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12344
Title: Estado nutricional avaliado por meio da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente (ASG-PPP) como preditor de toxicidade à quimiorradioterapia em pacientes com câncer do colo do útero
Authors: Chaves, Gabriela Villaça
Mota, Amanda Pereira
Melo, Andreia Cristina de
Oliveira, Livia Costa de
Fayh, Ana Paula Trussardi
Thuler, Luiz Claudio Santos
Peres, Wilza Arantes Ferreira
Keywords: Toxicidade
Toxicity
Toxicidad
Neoplasias do Colo do Útero
Uterine Cervical Neoplasms
Neoplasias del Cuello Uterino
Estado Nutricional
Nutritional Status
Desnutrição
Malnutrition
Desnutrición
Issue Date: 2021
Citation: MOTA, Amanda Pereira. Estado nutricional avaliado por meio da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Próprio Paciente (ASG-PPP) como preditor de toxicidade à quimiorradioterapia em pacientes com câncer do colo do útero. 2021. Dissertação (Mestrado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2021.
Abstract: Introdução: A avaliação subjetiva global produzida pelo próprio paciente (ASG-PPP) é um instrumento de avaliação nutricional, de fácil aplicação, baixo custo e não invasivo, validado para pacientes com câncer. O objetivo do estudo foi determinar a prevalência de alterações no estado nutricional (EN) e sua associação com toxicidade ao tratamento em pacientes com câncer de colo de útero submetidas à quimiorradioterapia. Métodos: Tratou-se de uma coorte prospectiva, para a qual eram elegíveis as pacientes com idade acima de 18 anos, com diagnóstico de câncer de colo de útero e proposta de quimiorradioterapia como primeiro tratamento, tratadas entre abril de 2018 a novembro de 2020. Dados sociodemográficos, da história clínica e do tratamento oncológico foram registrados em ficha de coleta específica. O EN pré-tratamento foi avaliado por antropometria (peso, estatura e índice de massa corporal) e pela ASG-PPP, que classifica o EN em nutrido (ASG-PPP A), suspeita ou desnutrição moderada (ASG-PPP B), ou desnutrição grave (ASG-PPP C), além de risco nutricional, quando o somatório da pontuação for > 9 pontos. A toxicidade grave foi considerada como qualquer evento adverso grave, que impacta significativamente na capacidade funcional e resulta em interrupção, atraso do tratamento ou necessidade de redução de dose (>15%). A toxicidade à quimioterapia foi avaliada semanalmente, segundo os Critérios Comuns de Toxicidade versão 4.0. Modelos de regressão logística e regressão de Poisson foram construídos para identificar os possíveis fatores associados ao desfecho dicotômico toxicidade grave e número de eventos toxicidade > grau 3, respectivamente. A adesão ao protocolo padrão de profilaxia para náusea e vômitos, bem como o uso de medicamentos para dor e diarreia foram considerados nos modelos como potenciais fatores de confundimento. Resultados: A população do estudo foi composta por 353 pacientes. Em relação ao EN, embora a maior parte apresentasse excesso de peso, 45,3% tinha algum grau de desnutrição segundo a ASG-PPP. Cerca de um terço cursou com toxicidade grave, 13% apresentaram atraso do tratamento, 21% interrupção e 55,2% toxicidade > grau 3. Nos modelos ajustados, tanto o escore > 9 quanto a classificação da ASG-PPP B e C foram capazes de predizer risco de toxicidade grave e aumento do número de eventos de toxicidade > grau 3. Conclusão: Os resultados sugerem que a ASG-PPP pode ser empregada como instrumento para avaliação do estado nutricional na prática clínica para auxiliar ao profissional de saúde na identificação de pacientes com câncer nutricionalmente vulneráveis com maior risco de desenvolver eventos adversos no curso do tratamento clínico.
Description: 98 p.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12344
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.