Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12353
Title: Exercícios de ombro com amplitude de movimento livre versus restrita no pós operatório imediato de pacientes com câncer de mama: ensaio clínico randomizado
Authors: Bergmann, Anke
Teodózio, Clarice Gomes Chagas
Thuler, Luiz Claudio Santos
Maia, Raquel Ciuvalschi
Melo, Andreia Cristina de
Oliveira, Raquel de Vasconcellos Carvalhaes de
Chaves, Gabriela Villaça
Martucci, Renata Brum
Keywords: Neoplasias da Mama
Breast Neoplasms
Neoplasias de la Mama
Cirurgia Geral
General Surgery
Cirugía General
Terapia por Exercício
Exercise Therapy
Terapia por Ejercicio
Cicatrização
Wound Healing
Cicatrización de Heridas
Issue Date: 2020
Citation: TEODÓZIO, Clarice Gomes Chagas. Exercícios de ombro com amplitude de movimento livre versus restrita no pós operatório imediato de pacientes com câncer de mama: ensaio clínico randomizado. 2020. Dissertação (Mestrado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2020.
Abstract: Introdução: O tratamento do câncer de mama tem acompanhado os avanços tecnológicos, com cirurgias mais conservadoras, no entanto complicações pós-operatórias continuam sendo observadas. As complicações mais comuns são seroma, infecção e necrose que podem também estar associadas a disfunção do ombro, o que dificulta o retorno das mulheres à suas atividades diárias. Apesar da importância da realização do exercício no pós-operatório ser conhecida, não há consenso em relação ao início e tipo de exercício a ser realizado. Objetivos: Comparar a incidência de complicações da ferida operatória de mulheres submetidas a mobilização ativa do ombro com amplitude livre ou restrita no pós-operatório imediato do câncer de mama. Métodos: Ensaio clínico randomizado que incluiu mulheres com idade entre 18 a 79 anos, submetidas à cirurgia com intenção curativa e abordagem axilar para o tratamento do câncer de mama no Hospital do Câncer III (HCIII-INCA). As pacientes foram randomicamente alocadas em dois grupos: amplitude de movimento livre (AML) – Mobilização ativa de membros superiores com amplitude acima de 90o para flexão e abdução de ombro; amplitude de movimento restrita (AMR) - Mobilização ativa de membros superiores com amplitude máxima de 90o para flexão e abdução de ombro, até a retirada dos pontos cirúrgicos. Foram coletados dados sóciodemográficos e clínicos por meio de entrevista, questionários e prontuários físicos e eletrônicos. Os desfechos foram as complicações da ferida operatória: deiscência, seroma, infecção, necrose, hematoma e equimose, identificados pela equipe de enfermagem durante o período de intervenção, terminando no 30o dia de pós-operatório. Resultados: Foram incluídas 465 pacientes, sendo randomizadas 254 no grupo AML e 211 no grupo AMR. A média da idade foi 54,5 (±11,5) anos, 53,3% apresentava estadiamento clínico <IIB, 56,8% foi submetida à mastectomia e 53,5% à biópsia de linfonodo sentinela. As complicações mais incidentes foram necrose (39,3%) e seroma (30,8%), e 63,8% das pacientes apresentaram pelo menos uma complicação na ferida operatória. Não foi observada diferença estatisticamente significante na incidência de complicações entre os dois grupos de exercício. Conclusão: Os exercícios ativos livres não aumentam a chance de complicações da ferida operatória em pacientes submetidas à cirurgia para tratamento do câncer de mama quando comparados aos exercícios restritos.
Description: 89 p.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12353
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.