Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12546
Title: | Educação Popular em Saúde e Grupos de Idosos: Revisão sobre princípios Teórico-Metodológicos das ações educativas em Promoção da Saúde |
Other Titles: | Popular education on health and groups of the elderly: a review of the theoretical-methodological principles of educational efforts in health promotion |
Authors: | Sousa, Letícia Marques de Assis, Mônica de |
Keywords: | Promoção da Saúde Health Promotion Educação em Saúde Health Education Idoso Aged |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Revista de APS. 2012 out/dez; 15(4): 443-453 |
Abstract: | A Educação Popular em Saúde (EPS) é referência para as práticas educativas no Sistema Único de Saúde, por sua convergência com o ideário de integralidade, participação popular e promoção da saúde. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica sobre princípios teórico-metodológicos das ações educativas em saúde com idosos, procurando identificar princípios da EPS e refletir sobre sua contribuição às práticas. A pesquisa foi realizada nas bases Scielo e Lilacs e em periódicos selecionados, no período de 2000 a 2010. Os resultados mostram que a EPS se destaca como referencial e que alguns de seus princí pios estão presentes em outras abordagens. Metodologia participativa, concepção holística de saúde e afirmação de sujeitos e afetividade foram os mais recorrentes. É neces sário debater e avaliar as ações educativas em grupos de idosos a partir da perspectiva transformadora da EPS, para que sejam continuamente qualificadas no enfrentamento dos desafios do envelhecer na sociedade atual. |
URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/12546 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos da área de Detecção Precoce |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação Popular em Saúde e Grupo de Idosos Revisão sobre princípios teórico-metodológicos das ações educativas em promoção da saúde..pdf | 342.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.