Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13450
Title: Informe INCA 211
Other Titles: Informativo interno mensal do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva
Authors: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva
Instituto Nacional de Câncer (Brasil)
INCA
Keywords: Serviço público/Concursos
Civil service/Examinations
Servicio público/Licitaciones
Servidores públicos
Public officers
Estomaterapia
Enterostomal Therapy
Neoplasias Gástricas
Stomach Neoplasms
Controle do Tabagismo
Tobacco Control
Control del Tabaco
Controle de Qualidade
Quality Control
Control de Calidad
Corpo Clínico Hospitalar
Medical Staff, Hospital
Cuerpo Médico de Hospitales
Visitações eclesiásticas
Visitations, Ecclesiastical
Visitas eclesiásticas
Issue Date: Jan-2006
Publisher: INCA
Abstract: Muito se tem falado sobre o concurso público e o porquê da não incorporação dos funcionários da FAF pelo Ministério da Saúde. Para entendermos melhor esse assunto, é necessário resgatarmos um pouco da história do INCA e da legislação brasileira. A força de trabalho do INCA foi constituída, ao longo dos anos, por profissionais de diversas origens funcionais. Até 1980 o quadro funcional da Instituição era formado apenas por servidores do Ministério da Saúde. A partir de então, até 1988, o quadro de pessoal foi acrescido por profissionais vinculados à Campanha Nacional de Combate ao Câncer – CNCC. Embora pertencente à estrutura do Ministério da Saúde, a CNCC possuía quadro de pessoal e plano de carreira próprio, contratando seus funcionários pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Com a promulgação da Constituição Brasileira em 1988, para ingressar no serviço público tornou-se obrigatório e indispensável ser aprovado em um concurso com provas ou provas e títulos (artigo 37, inciso II, do texto constitucional). Em 1991, a Campanha foi extinta pelo Decreto nº 109 e seus funcionários foram absorvidos pelo Ministério da Saúde. É importante ressaltar que os profissionais, apesar de serem contratados pelo regime celetista, tinham vínculo direto com o governo. Esse cenário nos diferencia do que encontramos atualmente. A FAF é uma organização privada sem fins lucrativos e a relação de trabalho de seus colaboradores é fruto de um convênio entre a Fundação e o INCA. Desejo a todos os que prestaram o concurso público do INCA uma boa sorte!
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13450
Appears in Collections:Informe INCA 211

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Informe INCA 211.pdf743.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.