Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13596
Title: Reflexões sobre a Construção Compartilhada do Conhecimento em Saúde na localidade do Alto Simão / Vila Isabel - RJ
Authors: Acioli, Sonia
Azevedo, Débora Cristina Victorino de
Pascoal, Renata
Ferreira, Vivian de Sá
Silva, Andrea de Barros Pereira da
Keywords: Saúde Pública
Public Health
Enfermagem em Saúde Pública
Public Health Nursing
Indústria da Construção
Construction Industry
Coesão Social
Social Cohesion
Práticas Interdisciplinares
Interdisciplinary Placement
Issue Date: 2002
Publisher: Interagir: pensando a extensão
Citation: ACIOLI, Sonia et al. Reflexões sobre a Construção Compartilhada do Conhecimento em Saúde na localidade do Alto Simão / Vila Isabel – RJ. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 2, p. 17-22, ago./dez. 2002.
Abstract: Busca-se, aqui, refletir o desenvolvimento de processos de construção compartilhada de conhecimento em práticas de educa ção e saúde junto a determinado grupo social local. Estas reflexões articulam-se à experiência de extensão da Faculdade de Enfermagem da UERJ(Fenf) desenvolvida pelo projeto: "Aprendendo e ensinando com o Alto Simão" , realizado desde 1997, na localidade do Alto Simão, em Vila Isabel (Ri). Neste projeto, a prática educativa junto a moradores é realizada a partir de processos participativos compartilhados entre moraddres, alunos e professores. Tem-se como objetivo refletir quanto à possibilidade de transformação das práticas de educação e saúde desenvolvidas, atra vés de propostas de construção comparti lhada de conhecimento em saúde. Os pres supostos do trabalho são: planejamento participativo, manutenção de um processo permanente de interação e interlocução e a necessária articulação entre senso comum e ciência na construção de conhecimento. Nos baseamos na proposta da pedagogia crítica e em uma abordagem construtivista. A metodologia inclui visitas domiciliares, debates, avaliação permanente e coletiva das atividades. Esta proposta tem viabilizado a articulação entre ensino, pesquisa e ex tensão, a troca de experiências e saberes entre docentes, discentes e o grupo social envolvido, bem como a possibilidade de construção de um trabalho de educação e saúde não normatizador, ou apenas transmissor de informações.
Description: p. 17-22.: il. p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13596
ISSN: 2236-4447
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.