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Title: Experiências da prática acadêmica na atenção básica de saúde: desafios da consulta de enfermagem sistematizada
Other Titles: Experiences of academic practice in primary health care: challenges of systematized nursing consultation
Experiencias de la práctica académica en la atención primaria de salud: desafíos de la consulta de enfermería sistematizada
Authors: Azevedo, Suely Lopes de
Oliveira, Aline Silva da Fonte Santa Rosa de
Parente, Juliana da Silva
Boncompagni, Larissa Menezes
Oliveira, Herica Felix de
Marques, Natalia Anisia Costa
Motta, Raquel de Oliveira Laudiosa da
Keywords: Atenção Primária à Saúde
Primary Health Care
Atención Primaria de Salud
Cuidados de Enfermagem
Nursing Care
Atención de Enfermería
Educação em Enfermagem
Education, Nursing
Educación en Enfermería
Papel do Profissional de Enfermagem
Nurse's Role
Rol de la Enfermera
Processo de Enfermagem
Nursing Process
Proceso de Enfermería
Issue Date: 2021
Publisher: Research, Society and Development
Citation: MOTTA, Raquel de Oliveira Laudiosa da et al. Experiências da prática acadêmica na atenção básica de saúde: desafios da consulta de enfermagem sistematizada. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. 1-14, 2021.
Abstract: Objetivo: relatar a experiência da prática acadêmica e extensionista dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem no atendimento sistematizado durante a consulta de enfermagem junto aos usuários hipertensos e/ou diabéticos na atenção primária à saúde. Metodologia: estudo descritivo do tipo relato de experiência, que foi desenvolvido a partir da vivência durante a prática dos acadêmicos e bolsistas de extensão do sexto e oitavo período do curso de Graduação em enfermagem. O atendimento sistematizado na consulta de enfermagem, junto aos usuários hipertensos e diabéticos, foi desenvolvido nos meses de março de 2019 até janeiro de 2020 em uma unidade de atenção primária à saúde. Resultados: a sistematização da assistência de enfermagem permite o gerenciamento do processo do cuidado, ao possibilitar a operacionalização da consulta de enfermagem, que além de valorizar a prática profissional, favorece uma abordagem de intervenção junto aos usuários assistidos pelos acadêmicos. Essa aproximação proporciona a oportunidade de integrar o ensino teórico às práticas assistenciais e promove a valorização do ser humano, por meio da oferta de um cuidado singular, holístico e multidimensional no início da formação profissional. Considerações Finais: a prática assistencial sistematizada na atenção primária superou as expectativas dos acadêmicos, do docente e da equipe multidisciplinar que atua na assistência, pois aumentou a adesão dos usuários nas consultas ambulatoriais e nos encontros educativos, além de melhorar sua qualidade de vida e a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Description: p. 1-14.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/13616
ISSN: 2525-3409
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



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