Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14187
Title: Cuidado de enfermagem: espaço epistêmico de vivências de ensino a partir do ser cliente
Other Titles: Nursing care: an epistemic space where teaching draws on “being” the client
Cuidado: El sentido epistémico de vivencias de enseñanza de ser de los clientes
Authors: Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
Tonini, Teresa
Santos, Iraci dos
Handem, Priscila de Castro
Lopes, Lindalva Roberta de França
Keywords: Ensino
Teaching
Enseñanza
Cuidados de Enfermagem
Nursing Care
Atención de Enfermería
Corpo Humano
Human Body
Cuerpo Humano
Enfermagem Primária
Primary Nursing
Enfermería Primaria
Issue Date: 2012
Publisher: Rev. enferm. UERJ
Abstract: Este trabalho descreve vivências de ensino sobre fundamentos de enfermagem, há mais de cinco anos, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Objetivou-se identificar e discutir as vivências de 90 estudantes sobre os sentimentos dos clientes quando recebem cuidados básicos de enfermagem. Método descritivo quantiqualitativo, através da dinâmica jogo dramático. Pesquisa desenvolvida de 2008 a 2010, em quatro momentos: criando a situação para vivência; buscando sentir-se como cliente; refletindo como jogador e como observador; anotando palavras/frases dos estudantes para análise. Nos resultados delimitou-se a categoria: cuidado como espaço de sentir o corpo na vivência do outro. Concluiu-se que a validade desta vivência se afirma quando cada estudante se descobriu com necessidades de ser e sentir similares às dos clientes. Acredita-se que o estudo contribui para a reflexão dos alunos sobre a possibilidade de promover cuidados sensíveis e qualificados utilizando o que aprenderam nessa dinâmica.
Description: Rio de Janeiro, 2012 abr/jun; 20(2):167-72
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14187
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cuidado de enfermagem espaço epistêmico de vivências de ensino a partir do ser cliente.pdf111.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.