Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14193
Title: Health needs related to chemotherapy treatment: construction and validation of educational videos
Other Titles: Necessidades de saúde relacionadas com o tratamento quimioterápico: construção e validação de vídeos educativos
Authors: Grave, Henrique Ponciuncula
Santos, Inês Maria Meneses dos
Souza, Sônia Regina de
Barcia, Leila Leontina do Couto
Oliveira, Aline dos Santos
Keywords: Oncology Nursing
Enfermagem Oncológica
Drug Therapy
Tratamento Farmacológico
Validation Study
Estudo de Validação
Educational Technology
Tecnologia Educacional
Needs Assessment
Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde
Issue Date: 2021
Publisher: Rev Rene
Abstract: Objetivo: construir e validar o conteúdo de vídeos educa tivos sobre as necessidades de saúde relacionadas com o tratamento quimioterápico. Métodos: estudo metodológi co, realizado em quatro etapas: identificação das necessi dades de saúde do paciente em quimioterapia; construção dos vídeos educativos; validação pelos juízes-especialistas; e adequação. Resultados: as necessidades de saúde foram identificadas e com base nestas, construiu-se três vídeos educativos com conteúdos validados por 31 a 35 juízes, a depender do conteúdo de cada um. O Índice de Validade de Conteúdo total e dos itens dos critérios de avaliação foram superiores a 0,80 e todos os itens apresentaram intervalo de confiança de 95%, cujo limite inferior também foi superior a 0,80. Posteriormente, realizaram-se as adaptações suge ridas para aperfeiçoar e conferir legitimidade aos vídeos. Conclusão: acredita-se que os vídeos contribuam para o co nhecimento e autogerenciamento dos sintomas dos pacien tes em domicílio, adaptação ao tratamento e consequente melhora da qualidade de vida.
Description: 2021;22:e61770
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/14193
ISSN: 2175-6783
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.