Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15013
Title: | Tecnologias digitais na formação em odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes |
Other Titles: | Tecnologías digitales en la formación en odontología: la enseñanza remota de emergencia como reveladora de conocimientos y prácticas docentes Digital technologies in dentistry training: emergency remote education as a revealer of teachers knowledge and practices |
Authors: | Giannella, Taís Rabetti Souza, Telma de Almeida Souza, Maria Isabel de Castro de Squeff, Luciana Rougemont Ramos, Paula Struchiner, Miriam Souza, Margareth Maria Gomes de Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de |
Keywords: | Educação em Odontologia Education, Dental Educación en Odontología Educação a Distância Education, Distance Educación a Distancia Pandemias Pandemics Tecnologia Digital Digital Technology Tecnología Digital Docentes de Odontologia Faculty, Dental Docentes de Odontología |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | SOUZA, Telma de Almeida. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. 2023. 203f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo analisar os saberes e práticas docentes mobilizados no contexto da incorporação de tecnologias digitais para a continuidade do ensino em meio à pandemia de Covid-19, em um curso de graduação em Odontologia, de uma universidade pública federal. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso exploratório que contemplou a realização de entrevistas individuais e, de maneira complementar, observação de campo e análise de documentos institucionais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo temática de Bardin, a partir do quadro teórico baseado no referencial de Tardif sobre os saberes docentes e nos estudos sobre compreensão e interpretação da docência, discutidos, principalmente, por Tardif, Nóvoa e Pimenta, juntamente com referenciais que abordam a incorporação das tecnologias digitais na educação e no ensino da saúde. Utilizou-se o software QDA Miner para auxiliar na gestão, codificação e análise dos dados. Foram entrevistados, no período de fevereiro a abril de 2022, seis docentes do curso de graduação em Odontologia, contemplando todos os departamentos da faculdade. A análise resultou em três grandes categorias que abordam o papel da trajetória de vida e da formação profissional na constituição dos saberes e das práticas docentes; as visões docentes sobre educação e sobre o uso das tecnologias na educação; e as experiências de incorporação de TDIC desenvolvidas pelos docentes na implementação do ensino remoto, destacando suas possibilidades como experiência formadora de saberes docentes e como forma de repensar e aprimorar as práticas de ensino. O cenário do ensino remoto revelou saberes e práticas docentes sobre o ensino de Odontologia, abrangendo questões sobre o papel da formação, o papel do professor, a formação docente e os desafios culturais e pedagógicos relacionados ao currículo, à incorporação de tecnologias, aos processos de gestão, e à valorização do professor e das universidades. A aprendizagem com o uso das TDIC, ao promover o desenvolvimento de saberes tecnológicos, possibilitou a mobilização de saberes da formação, disciplinares e curriculares para planejar e implementar as atividades e evidenciou a importância de se discutir as visões sobre educação, tecnologia e saúde e de se repensar e transformar as práticas pedagógicas para a melhoria da qualidade da formação. Nesse contexto, sinalizam-se as lacunas e os desafios enfrentados pelas instituições, principalmente no que se refere à desvalorização crescente e queda de investimento em educação, apontando a necessidade de desenvolvimento de políticas que garantam à universidade pública o exercício pleno de seu papel social. |
Description: | 203 p.: il. p&b. |
URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15013 |
Appears in Collections: | TCCs, Teses e Dissertações defendidas em Instituições Externas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias digitais na formação em odontologia.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.