Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15013
Title: Tecnologias digitais na formação em odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes
Other Titles: Tecnologías digitales en la formación en odontología: la enseñanza remota de emergencia como reveladora de conocimientos y prácticas docentes
Digital technologies in dentistry training: emergency remote education as a revealer of teachers knowledge and practices
Authors: Giannella, Taís Rabetti
Souza, Telma de Almeida
Souza, Maria Isabel de Castro de
Squeff, Luciana Rougemont
Ramos, Paula
Struchiner, Miriam
Souza, Margareth Maria Gomes de
Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
Keywords: Educação em Odontologia
Education, Dental
Educación en Odontología
Educação a Distância
Education, Distance
Educación a Distancia
Pandemias
Pandemics
Tecnologia Digital
Digital Technology
Tecnología Digital
Docentes de Odontologia
Faculty, Dental
Docentes de Odontología
Issue Date: 2023
Citation: SOUZA, Telma de Almeida. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. 2023. 203f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar os saberes e práticas docentes mobilizados no contexto da incorporação de tecnologias digitais para a continuidade do ensino em meio à pandemia de Covid-19, em um curso de graduação em Odontologia, de uma universidade pública federal. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso exploratório que contemplou a realização de entrevistas individuais e, de maneira complementar, observação de campo e análise de documentos institucionais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo temática de Bardin, a partir do quadro teórico baseado no referencial de Tardif sobre os saberes docentes e nos estudos sobre compreensão e interpretação da docência, discutidos, principalmente, por Tardif, Nóvoa e Pimenta, juntamente com referenciais que abordam a incorporação das tecnologias digitais na educação e no ensino da saúde. Utilizou-se o software QDA Miner para auxiliar na gestão, codificação e análise dos dados. Foram entrevistados, no período de fevereiro a abril de 2022, seis docentes do curso de graduação em Odontologia, contemplando todos os departamentos da faculdade. A análise resultou em três grandes categorias que abordam o papel da trajetória de vida e da formação profissional na constituição dos saberes e das práticas docentes; as visões docentes sobre educação e sobre o uso das tecnologias na educação; e as experiências de incorporação de TDIC desenvolvidas pelos docentes na implementação do ensino remoto, destacando suas possibilidades como experiência formadora de saberes docentes e como forma de repensar e aprimorar as práticas de ensino. O cenário do ensino remoto revelou saberes e práticas docentes sobre o ensino de Odontologia, abrangendo questões sobre o papel da formação, o papel do professor, a formação docente e os desafios culturais e pedagógicos relacionados ao currículo, à incorporação de tecnologias, aos processos de gestão, e à valorização do professor e das universidades. A aprendizagem com o uso das TDIC, ao promover o desenvolvimento de saberes tecnológicos, possibilitou a mobilização de saberes da formação, disciplinares e curriculares para planejar e implementar as atividades e evidenciou a importância de se discutir as visões sobre educação, tecnologia e saúde e de se repensar e transformar as práticas pedagógicas para a melhoria da qualidade da formação. Nesse contexto, sinalizam-se as lacunas e os desafios enfrentados pelas instituições, principalmente no que se refere à desvalorização crescente e queda de investimento em educação, apontando a necessidade de desenvolvimento de políticas que garantam à universidade pública o exercício pleno de seu papel social.
Description: 203 p.: il. p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15013
Appears in Collections:TCCs, Teses e Dissertações defendidas em Instituições Externas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tecnologias digitais na formação em odontologia.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.