Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15014
Title: Tecnologias digitais na formação em odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes
Other Titles: Tecnologías digitales en la formación en odontología: la enseñanza remota de emergencia como reveladora de conocimientos y prácticas docentes
Digital technologies in dentistry training: emergency remote education as a revealer of teachers knowledge and practices
Authors: Souza, Telma de Almeida
Giannella, Taís Rabetti
Keywords: Educação em Odontologia
Education, Dental
Educación en Odontología
Educação a Distância
Education, Distance
Educación a Distancia
Pandemias
Pandemics
Tecnologia Digital
Digital Technology
Tecnología Digital
Docentes
Faculty
Issue Date: 2023
Publisher: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Citation: SOUZA, Telma de Almeida; GIANNELLA, Taís Rabetti. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023097, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17799
Abstract: O estudo objetivou analisar os saberes docentes mobilizados no ensino de Odontologia para implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas, observação de campo e análise de documentos. A análise se baseou na análise de conteúdo de Bardin, a partir das contribuições teóricas, principalmente de Tardif,sobre os saberes docentes e de referenciais que abordam a incorporação das tecnologias no ensino da saúde. Os resultados evidenciam a influência da trajetória de vida, da formação profissional e da atuação na constituição dos saberes docentes. Destaca-se a importância da formação docente e dos saberes experienciais para ampliar as visões no sentido da construção de práticas mais dialógicas, participativas e contextualizadas à realidade social, direcionando a formação para uma perspectiva mais generalista, ética, humanística e de transformação social, como demandam as diretrizes curriculares nacionais.
Description: 21 p.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15014
Appears in Collections:Artigos de Periódicos publicados pela Área de Stricto Sensu



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.