Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15014
Title: | Tecnologias digitais na formação em odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes |
Other Titles: | Tecnologías digitales en la formación en odontología: la enseñanza remota de emergencia como reveladora de conocimientos y prácticas docentes Digital technologies in dentistry training: emergency remote education as a revealer of teachers knowledge and practices |
Authors: | Souza, Telma de Almeida Giannella, Taís Rabetti |
Keywords: | Educação em Odontologia Education, Dental Educación en Odontología Educação a Distância Education, Distance Educación a Distancia Pandemias Pandemics Tecnologia Digital Digital Technology Tecnología Digital Docentes Faculty |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Citation: | SOUZA, Telma de Almeida; GIANNELLA, Taís Rabetti. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023097, 2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17799 |
Abstract: | O estudo objetivou analisar os saberes docentes mobilizados no ensino de Odontologia para implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas, observação de campo e análise de documentos. A análise se baseou na análise de conteúdo de Bardin, a partir das contribuições teóricas, principalmente de Tardif,sobre os saberes docentes e de referenciais que abordam a incorporação das tecnologias no ensino da saúde. Os resultados evidenciam a influência da trajetória de vida, da formação profissional e da atuação na constituição dos saberes docentes. Destaca-se a importância da formação docente e dos saberes experienciais para ampliar as visões no sentido da construção de práticas mais dialógicas, participativas e contextualizadas à realidade social, direcionando a formação para uma perspectiva mais generalista, ética, humanística e de transformação social, como demandam as diretrizes curriculares nacionais. |
Description: | 21 p. |
URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15014 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos publicados pela Área de Stricto Sensu |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA_ PT.pdf | 604.98 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Tecnologías digitales en la formación en odontología_ESP.pdf | 616.6 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Digital technologies in dentistry training_ING.pdf | 602.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.