Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15015
Title: | Formação em saúde em tempos de pandemia: desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais em rede no ensino superior |
Other Titles: | Training in health in times of pandemic: challenges and learnings about the use of digital networked technologies in higher education Formación en salud en tiempos de pandemia: desafíos y aprendizajes sobre el uso de tecnologías digitales en red en la educación superior |
Authors: | Souza, Telma de Almeida Santos, Rafaela Ferreira dos Giannella, Tais Rabetti |
Keywords: | COVID-19 Universidades Universities Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Health Human Resource Training Capacitación de Recursos Humanos en Salud Tecnologia Digital Digital Technology Tecnología Digital |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Interfaces Científicas |
Citation: | SOUZA, Telma de Almeida; SANTOS, Rafaela Ferreira dos; GIANNELLA, Tais Rabetti. Formação em saúde em tempos de pandemia: desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais em rede no ensino superior. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 180–201, 2022. DOI: 10.17564/2316-3828.2022v11n3p180-201. |
Abstract: | A pandemia de Covid-19 impôs ao mundo a necessidade de adequação a uma nova realidade que tem influenciado inventividades pedagógicas mediadas por tecnologias digitais para dar continuidade aos processos formativos na área da saúde, campo no qual diversos conflitos vieram à tona, principalmente relacionados ao desenvolvimento da prática clínica. Este estudo teve como objetivo identificar os desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais vivenciados no ensino superior em saúde no Brasil, no cenário da pandemia de Covid-19, por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre o tema. A busca nas bases Scielo, Medline, Lilacs e Ibecs foi realizada em abril de 2021, procedendo-se às etapas de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão dos artigos, resultando em 27 trabalhos incluídos e analisados. A síntese dos estudos foi descrita a partir de três categorias: Planejamento e Infraestrutura para o Ensino Remoto; Estratégias de Ensino-Aprendizagem; e Questões Psicossociais e Socioculturais. Os principais desafios encontrados tiveram relação com à falta de conhecimento sobre as tecnologias, dificuldade de acesso e resistência ao seu uso. Os aprendizados envolveram o uso das tecnologias em aulas online, produção de conteúdo educativo e implementação de serviços. Além de possibilitarem a continuidade da formação, as ações desenvolvidas permitiram o atendimento de demandas da população e reforçaram o papel social da universidade. Frente ao panorama encontrado, percebe-se a necessidade de mais pesquisas que contribuam para a produção do conhecimento e para o desenvolvimento de soluções pedagógicas inovadoras na área. |
Description: | 22 p.: il. color. e p&b. |
URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15015 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos publicados pela Área de Stricto Sensu |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formação em saúde em tempos de pandemia.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.