Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15716
Title: Estado nutricional e redução de massa e força muscular em pacientes com tumor do trato gastrointestinal: existe associação com a localização do tumor?
Other Titles: Nutritional status and low muscle mass and low muscle strength in patients with gastrointestinal tract tumor: Is there an association with tumor location?
Estado nutricional y baja massa y fuerza muscular en pacientes con tumor del tracto gastrointestinal: ¿Existe asociación con la ubicación del tumor?
Authors: Barreto, Aline Barcellos
Silva, Juliane Alves da
Martucci, Renata Brum
Rodrigues, Viviane Dias
Couto, Andresa
Souza, Nilian Carla
Keywords: Trato Gastrointestinal
Gastrointestinal Tract
Tracto Gastrointestinal
Neoplasias
Neoplasms
Sarcopenia
Composição Corporal
Body Composition
Composición Corporal
Issue Date: 2024
Abstract: Introdução: A depleção do estado nutricional e redução da massa muscular é uma característica frequente em pacientes com câncer. Objetivo: Comparar o estado nutricional, a massa e força muscular em pacientes com câncer do trato gastrointestinal alto e câncer colorretal. Métodos: Trata-se de uma subamostra de um estudo de coorte prospectivo com pacientes com câncer do trato gastrointestinal submetidos a cirurgia. Para avaliação nutricional foram utilizados a avaliação subjetiva global produzida pelo paciente e o índice de massa corporal. A composição corporal foi avaliada por tomografia computadorizada e a aferição da força de preensão manual realizada por dinamometria. A sarcopenia foi estabelecido pela redução da força e do índice de massa muscular esquelética ou redução da força e radiodensidade muscular esquelética. Resultados: O estudo foi conduzido com 52 pacientes, dos quais 54% eram do sexo masculino, 56% idosos, 67% com câncer colorretal e 68% apresentava estágios 3 e 4 da doença. Na primeira consulta, embora a maioria dos indivíduos (42%) tenha sido classificada na faixa de peso adequado/eutrofia, segundo IMC, 56% apresentavam risco ou desnutrição de acordo com a avaliação subjetiva global produzida pelo paciente. Apenas 3 pacientes apresentavam sarcopenia. Foi observada uma maior prevalência de pacientes com baixo peso e redução da massa muscular no grupo de tumores do trato gastrointestinal alto em comparação com o grupo de pacientes com tumor colorretal. Conclusão: A análise revelou uma prevalência mais elevada de redução da massa muscular e baixo peso em pacientes com tumores do trato gastrointestinal alto.
Description: 19 p.: il. p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15716
Appears in Collections:Artigos de Periódicos publicados pela Área de Ensino Multiprofissional



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.