Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15741
Title: Matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem no Brasil: construção de um modelo
Other Titles: Educational matrix for oncology qualification of nursing technicians in Brazil: construction of a model
Authors: Silva, Mario Jorge Sobreira da
Clemente, Rosenice Perkins Dias da Silva
Santos, Antônio Tadeu Cheriff dos
Freire, Renata Pascoal
Lima, Fernando Lopes Tavares de
Castro, Cristiane Pereira
Keywords: Oncologia/educação
Medical Oncology/education
Oncología Médica/educación
Técnicos de Enfermagem
Licensed Practical Nurses
Enfermeros no Diplomados
Técnica Delphi
Delphi Technique
Técnica Delphi
Educação Continuada
Education, Continuing
Educación Continua
Issue Date: 2024
Citation: CLEMENTE, Rosenice Perkins Dias da Silva. Matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem no Brasil: construção de um modelo. 2024. 226f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2024.
Abstract: O câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, o que o torna um problema de saúde pública. Para o seu enfrentamento, ações de prevenção e controle passaram a constar das agendas políticas e técnicas do governo brasileiro. Entre as medidas necessárias para o alcance dos objetivos da política vigente no país, se faz fundamental a qualificação dos profissionais de saúde que atuam no setor. O técnico de enfermagem exerce papel importante junto aos demais membros da equipe multiprofissional, entretanto, são identificadas fragilidades no processo formativo para atuação desta categoria na atenção ao câncer. Este estudo teve como objetivo elaborar um modelo de matriciamento educacional que viabilizasse a expansão da qualificação dos técnicos de enfermagem em oncologia. Para tanto, foi empregado um delineamento misto de pesquisa envolvendo duas abordagens: análise documental e o método de Delphi. Na análise documental foram selecionados e incluídos documentos normativos legais publicados no período de 1986 a 2021, por órgãos governamentais e pelo conselho da categoria de enfermagem. Foram extraídas dos documentos informações relacionadas ao processo de qualificação e à atuação do técnico de enfermagem em oncologia. Foi utilizada a análise de conteúdo dos documentos, englobando a identificação de frequência ou relevância explícita dos núcleos de sentido. Os resultados obtidos na análise documental foram utilizados para estruturação de um arcabouço político normativo como fio condutor da segunda etapa do estudo. Nesta, foi utilizado o método de Delphi modificado, com apenas uma rodada. Para a condução dessa etapa, utilizou-se como referencial o Método Paideia. A coleta de dados foi realizada através da utilização de questionário semiestruturado, encaminhado, virtualmente, por meio do RedCap, aos membros do painel de especialistas, representado por gestores e profissionais envolvidos com a atenção à saúde, à oncologia e à educação profissional técnica de nível médio, de diferentes regiões geográficas do país, no total de 20. Para a análise dos dados quantitativos e validação do modelo, foi empregado Coeficiente de Validação de Conteúdo. O documento foi validado quanto aos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, tento sido alcançado os escores de 0,90, 0,91 e 0,91 respectivamente. O documento elaborado demonstrou-se uma importante ferramenta para viabilizar a expansão da qualificação dos técnicos de enfermagem em oncologia no Brasil, sendo sua implementação estratégica para o Sistema Único de Saúde.
Description: 224 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/15741
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA
Teses, Dissertações e Monografias Defendidas pelos Servidores do INCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matriciamento educacional.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open
PTT_Modelo de Matriciamento Educacional_Mestrado Profissional_2024.pdf151.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.