Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16456
Title: Influência do citrato sobre o cálcio iônico extracelular durante a plaquetaférese em equipamento de fluxo intermitente
Authors: Oliveira, Paulo Mário Fernandes de
Souza, Elizabeth Rose Celso de
Azevedo, José Guido de
Keywords: Remoção de Componentes Sanguíneos
Blood Component Removal
Eliminación de Componentes Sanguíneos
Ácido Cítrico
Citric Acid
Cálcio
Calcium
Calcio
Paratormônio
Issue Date: 1999
Citation: SOUZA, Elizabeth Rose Celso de. Influência do citrato sobre o cálcio iônico extracelular durante a plaquetaférese em equipamento de fluxo intermitente. 1999. 66 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
Abstract: Nos últimos anos, a utilização da plaquetaférese tem aumentado em nossos Bancos de Sangue, principalmente na área não terapêutica. Durante a plaquetaférese reações adversas são raras, porém parestesias discretas e outras pequenas reações ao citrato são comuns. O citrato anticoagulante, adicionado ao sangue em circulação extracorpórea, retorna com as hemácias e o plasma do doador em volumes variáveis e reduz o cálcio iônico no sangue, podendo ocorrer sintomas de hipocalcemia, entretanto, o organismo se defende com a diluição, redistribuição e excreção do citrato infundido, o que, associado a outros fatores tais como o aumento dos níveis do paratormônio previne a queda do cálcio iônico a níveis críticos. O objetivo de nosso trabalho foi estudar os efeitos do citrato sobre o cálcio iônico e o paratormônio durante a plaquetaférese em sistema de fluxo intermitente. Estudamos 25 doadores de aféreses avaliando a concentração do cálcio iônico e paratormônio no soro, antes e após o procedimento. No final do procedimento observamos uma queda no cálcio iônico, p<0,0001 (1,24 ± 0,006mmol/l x 1,11± 0,13mmol/l) e um aumento no paratormônio, p<0,0001 (25,8 ± 15,9 x 97,9 ± 60,2 pg/ml). Os níveis do paratormônio após a plaquetaférese correlacionaram-se moderadamente com a quantidade de citrato infundida. Não observamos sintomas de hipocalcemia com as doses de citrato utilizadas, o que corrobora a segurança do método.
Description: 66 p.: il. p&b.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16456
Appears in Collections:TCCs, Teses e Dissertações defendidas em Instituições Externas
Teses, Dissertações e Monografias Defendidas pelos Servidores do INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.