Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16967
Title: Acesso do idoso ao tratamento oncológico no estado do Rio de Janeiro: uma discussão a partir dos dados do Registro Hospitalar de Câncer dos anos 2016 e 2017
Authors: Levcovitz, Eduardo
Carvalho, Roberta Anache de
Caetano, Rosângela
Tomazelli, Jeane Glaucia
Kuschnir, Rosana Chigres
Keywords: Acesso Efetivo aos Serviços de Saúde
Effective Access to Health Services
Acceso Efectivo a los Servicios de Salud
Neoplasias
Neoplasms
Serviços de Saúde para Idosos
Health Services for the Aged
Servicios de Salud para Ancianos
Protocolos Antineoplásicos
Antineoplastic Protocols
Protocolos Antineoplásicos
Sistema Único de Saúde
Unified Health System
Sistema Único de Salud
Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Citation: CARVALHO, Roberta Anache de. Acesso do idoso ao tratamento oncológico no estado do Rio de Janeiro: uma discussão a partir dos dados do Registro Hospitalar de Câncer dos anos 2016 e 2017. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Abstract: O presente estudo objetivou analisar o acesso do idoso ao tratamento oncológico ofertado pelo SUS no estado do Rio de Janeiro nos anos 2016 e 2017, por meio de uma análise quantitativa e qualitativa de algumas variáveis disponibilizadas no Integrador-RHC. Para a discussão, utilizou-se de consulta bibliográfica sobre os temas acesso em saúde, rede de atenção ao câncer, políticas de atenção ao controle do câncer e políticas de atenção ao idoso no Brasil, bem como foram levantados dados do Plano de Atenção Oncológica do Estado (PAOE) 2017/2021 e Plano Estadual de Saúde (PES) 2020/2023. Como resultados, obteve- se que o acesso aos serviços oncológicos é condição multifatorial, que depende tanto de aspectos sociodemográficos, como de fatores organizacionais dos serviços, sobressaindo as características da oferta e da acessibilidade geográfica como fatores determinantes para o desempenho dos serviços de saúde, capazes de favorecer o acesso dos idosos. Houve indicação de déficit na capacidade hospitalar instalada para tratamento do câncer no estado; evidências de desequilíbrio na produção de procedimentos terapêuticos entre os hospitais habilitados e subnotificação de registros de câncer no sistema do RHC pelas unidades estaduais. É necessária uma revisão do planejamento com intervenção sobre a rede, adequando as referências pactuadas e indicando possíveis regionalizações alternativas, levando em consideração os fluxos residência-local de atendimento, a acessibilidade geográfica, os custos dos deslocamentos e a malha viária existente, no caminho da construção de uma efetiva rede regionalizada de atenção oncológica, garantindo um acesso mais universal, equitativo e integral.
Description: 97 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/16967
Appears in Collections:Teses, Dissertações e Monografias Defendidas pelos Servidores do INCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-Roberta Anache de Carvalho.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open
Autorização Roberta Carvalho.pdf
  Restricted Access
130.16 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.