Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17333
Title: Modelo de matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem para atuação nos Centros e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia
Other Titles: Educational matrix support model for oncology qualification of nursing technicians to work in highly complex oncology care facilities
Modelo de apoyo matricial educativa para la capacitación en oncología de técnicos de enfermería para actuar en establecimientos de atención oncológica de alta complejidad
Authors: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva
Instituto Nacional de Câncer (Brasil)
INCA
Keywords: Cuidados Paliativos
Palliative Care
Cuidados Paliativos
Neoplasias
Neoplasms
Educação em Saúde
Health Education
Educación en Salud
Técnicos de Enfermagem
Licensed Practical Nurses
Enfermeros no Diplomados
Issue Date: 2025
Publisher: INCA
Citation: INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (Brasil). Modelo de matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem para atuação nos Centros e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Rio de Janeiro: INCA, 2025.
Abstract: Este texto apresenta um produto técnico-tecnológico elaborado durante o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (PPGCan) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. O material foi desenvolvido com o intuito de propor um modelo de matriciamento educacional para qualificação em oncologia de técnicos de enfermagem para atuação nos Centros e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Trata-se de um modelo inovador, que servirá de base para a implementação de novas ações descentralizadas de ensino coordenadas pelo INCA. O modelo se propõe contribuir, juntamente com gestores, coordenadores de ensino e docentes, para a estruturação, o planejamento e a operacionalização de uma ação educacional de qualificação em oncologia para técnicos de enfermagem que atuam nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sua elaboração é o resultado de um delineamento misto de pesquisa realizado em três etapas. Na primeira etapa, desenvolveu-se uma “análise documental” de documentos normativos legais publicados no período de 1986 a 2021 por órgãos governamentais e pelo conselho da categoria de enfermagem. Foram extraídas dos documentos informações relacionadas com o processo de qualificação e a atuação do técnico de enfermagem em oncologia. Na segunda etapa, os resultados obtidos na análise documental foram utilizados para estruturação do arcabouço político normativo como fio condutor da proposta de modelo de matriciamento, que foi elaborado com base no referencial teórico-metodológico do método Paideia. Na terceira etapa foi conduzido um “consenso de especialistas pelo método Delphi”, envolvendo 20 profissionais de diferentes Regiões do país para validação. O conteúdo do modelo foi validado quanto à clareza, à pertinência e à relevância, sendo considerado um documento útil e adequado para o processo de implementação de cursos na modelagem proposta.
Description: 23 p.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17333
ISSN: 978-65-88517-67-3
Appears in Collections:Manuais publicados pela Área de Stricto Sensu

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelo matriciamento educacional.pdf325.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.