Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17415
Title: Educação permanente em cuidado paliativo em oncologia: necessidades e perspectivas segundo a concepção de médicos e enfermeiros da atenção primária da região de saúde Médio Paraíba no estado do Rio de Janeiro
Authors: Silva, Mario Jorge Sobreira da
Lamare, Renata de Figueiredo de
Keywords: Cuidados Paliativos
Palliative Care
Oncologia
Medical Oncology
Oncología Médica
Atenção Primária à Saúde
Primary Health Care
Atención Primaria de Salud
Educação em Saúde
Health Education
Educación en Salud
Sistema Único de Saúde
Unified Health System
Sistema Único de Salud
Issue Date: 2023
Citation: LAMARE, Renata de Figueiredo de. Educação permanente em cuidado paliativo em oncologia: necessidades e perspectivas segundo a concepção de médicos e enfermeiros da atenção primária da região de saúde Médio Paraíba no estado do Rio de Janeiro. 2023. 209f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva e Controle do Câncer) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2023.
Abstract: Um sistema de saúde sustentável deve estar organizado para cuidar de pessoas de forma coerente com o local onde vivem. Por isso a importância de a atenção primária estar preparada para responder à premissa de que todo paciente com doença crônica deve ter acesso ao cuidado paliativo. Através de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada na atenção primária à saúde da região Médio Paraíba do estado do Rio de Janeiro, o objetivo desse estudo foi compreender as necessidades e perspectivas de médicos e enfermeiros em relação à educação permanente em cuidado paliativo em oncologia, com intuito de propor um projeto de intervenção para capacitação básica nessa área de atuação. Para tal, três etapas foram realizadas. A primeira incluiu entrevistas de médicos e enfermeiros da atenção primária para compreender o que seria substancial, dentro de um processo de aprendizagem relacionado ao cuidado paliativo nesse cenário. Na segunda etapa, uma proposta de ação educacional foi elaborada e validada, junto aos entrevistados. Por fim, a terceira etapa envolveu entrevistas com gestores da atenção primária local, cuja intenção foi identificar a usabilidade da ação educacional desenvolvida. Esses dados foram interpretados através da técnica de análise temática de conteúdo. E os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa empregados para análise e interpretação dos resultados. Os principais temas emergentes da primeira etapa foram: cuidado; acolhimento; comunicação; rede de apoio; e aprendizagem. Assim, foi elaborada uma estratégia educacional cujo objetivo, conteúdo, metodologia e carga horária foi validada com 80% ou mais de aceitação entre os médicos e enfermeiros entrevistados. A terceira etapa corroborou com a viabilidade da ação educacional, ao trazer a perspectiva do gestor da atenção primária local. A análise desse estudo permitiu inferir que a proposta educacional construída foi compatível com a prática de trabalho da atenção primária. Sobretudo por fundamentar um cuidado centrado no paciente, família e equipe de saúde, através de um processo de educação permanente.
Description: 209 p.: il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17415
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versao final para defesa revisada 02.01.22 em PDF.pdf
  Restricted Access
2.3 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
TERMO_DE_AUTORIZACAO_Renata de Figueiredo de Lamare.pdf
  Restricted Access
68.64 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.