Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17440
Title: Burnout e Estratégias de Coping utilizadas por residentes em oncologia
Authors: Tomaz, Ana Paula Kelly de Almeida
Silva, Larissa Alves
Keywords: Esgotamento Psicológico
Burnout, Psychological
Agotamiento Psicológico
Burnout
Esgotamento Profissional
Burnout, Professional
Agotamiento Profesional
Internato e Residência
Internship and Residency
Internado y Residencia
Residência Hospitalar
Residência Multidisciplinar
Habilidades de Enfrentamento
Coping Skills
Habilidades de Afrontamiento
Issue Date: 2025
Citation: SILVA, Larissa Alves. Burnout e Estratégias de Coping utilizadas por residentes em oncologia. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Multiprofissional em Oncologia) – Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2025.
Abstract: A Síndrome de Burnout é considerada uma síndrome tridimensional que abrange a exaustão emocional, a realização pessoal no trabalho e a despersonalização. Os profissionais da área da saúde tendem a ter uma sobrecarga de estresse devido aos atravessamentos da categoria profissional, bem como a área de especialização, sendo a oncologia uma área de atuação com uma alta carga emocional e laboral. Em contrapartida, o coping tem sido descrito como o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para se adaptarem a circunstâncias adversas ou estressantes, onde são despendidos esforços pelos indivíduos para lidar com situações estressantes, crônicas ou agudas, e têm se constituído em objeto de estudo da psicologia social, clínica e da personalidade, encontrando-se fortemente atrelado ao estudo das diferenças individuais. Objetivo: analisar a incidência da síndrome de burnout e as estratégias de coping utilizadas pelos residentes do segundo ano de um programa de residência multiprofissional de um hospital público do Rio de Janeiro. Método: Foi realizado em um hospital público localizado no município do Rio de Janeiro e participaram da pesquisa 38 residentes de um programa de residência multiprofissional do município do Rio de Janeiro. Estudo com delineamento transversal quantitativo exploratório e descritivo. Utilizou-se com instrumentos para coleta dos dados um questionário para traçar o perfil sociodemográfico, laboral, hábitos de vida e condições de saúde dos residentes; os instrumentos de Maslach Burnout Inventory e Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. Para o armazenamento do banco de dados foi utilizado a planilha eletrônica do Microsoft Office Excel® 365 e o software estatística R (versão 4.3.1) para análise estatística e visualização de dados. A coleta de dados orientou-se pela obediência aos princípios éticos da pesquisa com seres humanos. Resultados: A pesquisa foi conduzida com 38 participantes provenientes de 9 diferentes categorias profissionais. Os resultados obtidos não indicaram a presença de burnout entre os participantes; contudo, a amostra revelou um predomínio de altos níveis de exaustão emocional, baixos índices de despersonalização e níveis moderados de realização profissional. Em relação às estratégias de coping, a mais prevalente foi a aceitação de responsabilidade associada ao suporte social, enquanto a menos utilizada foi a estratégia de confronto. Conclusão: Com base nos dados obtidos, é fundamental a realização de estudos que explorem as fontes de estresse entre os profissionais em formação. Isso, por sua vez, pode levar à implementação de estratégias e intervenções que visem à redução dos níveis de estresse, promovendo um ambiente mais acolhedor, cuidadoso e humanizado. Além de fortalecer as estratégias de enfrentamento.
Description: 79 f.:il. color.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17440
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Multiprofissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCR_ Larrissa Alves.pdf
  Restricted Access
1.32 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
Termo_Biblioteca Larissa Alves.pdf
  Restricted Access
298.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.