Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17854| Title: | Indicadores sociais e serviço social: apontamentos no campo da saúde |
| Authors: | Nogueira, Ana Claudia Correia Luzze, Bruno Schiaffarino Melo, Fernanda dos Reis |
| Keywords: | Serviço Social Social Work Servicio Social Indicadores Sociais Social Indicators Indicadores Sociales Prática Profissional Professional Practice Práctica Profesional |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher: | INCA |
| Abstract: | Este trabalho busca analisar a produção acadêmica no campo do Serviço Social, especificamente no que tange ao uso de indicadores sociais, por meio de uma revisão bibliográfica. Observa-se uma lacuna significativa na produção teórica sobre a formulação e aplicação de indicadores sociais, refletindo em resultados de escassa profundidade e aplicação prática. A pesquisa evidenciou a necessidade de um maior empenho dos profissionais e acadêmicos do Serviço Social na construção e desenvolvimento teórico desses indicadores, de modo a fortalecer a eficácia das políticas públicas e a intervenção social. A ausência de um corpo teórico robusto e consolidado sobre indicadores sociais limita a compreensão e avaliação das condições sociais da população, comprometendo, assim, a efetividade das ações e estratégias no campo do Serviço Social. O estudo aponta para a urgência de uma maior articulação entre teoria e prática, com foco na construção de indicadores que verdadeiramente reflitam as complexidades sociais contemporâneas e orientem de forma mais precisa as ações de intervenção e políticas públicas |
| Description: | 69 f. |
| URI: | https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17854 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Multiprofissional |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCR_Bruno_Indicadores_e_Servico_Social.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open | |
| Formulario_de_entrega_e_Termo_Biblioteca Bruno.pdf Restricted Access | 338.22 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
