Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17854
Title: Indicadores sociais e serviço social: apontamentos no campo da saúde
Authors: Nogueira, Ana Claudia Correia
Luzze, Bruno Schiaffarino
Melo, Fernanda dos Reis
Keywords: Serviço Social
Social Work
Servicio Social
Indicadores Sociais
Social Indicators
Indicadores Sociales
Prática Profissional
Professional Practice
Práctica Profesional
Issue Date: 2025
Publisher: INCA
Abstract: Este trabalho busca analisar a produção acadêmica no campo do Serviço Social, especificamente no que tange ao uso de indicadores sociais, por meio de uma revisão bibliográfica. Observa-se uma lacuna significativa na produção teórica sobre a formulação e aplicação de indicadores sociais, refletindo em resultados de escassa profundidade e aplicação prática. A pesquisa evidenciou a necessidade de um maior empenho dos profissionais e acadêmicos do Serviço Social na construção e desenvolvimento teórico desses indicadores, de modo a fortalecer a eficácia das políticas públicas e a intervenção social. A ausência de um corpo teórico robusto e consolidado sobre indicadores sociais limita a compreensão e avaliação das condições sociais da população, comprometendo, assim, a efetividade das ações e estratégias no campo do Serviço Social. O estudo aponta para a urgência de uma maior articulação entre teoria e prática, com foco na construção de indicadores que verdadeiramente reflitam as complexidades sociais contemporâneas e orientem de forma mais precisa as ações de intervenção e políticas públicas
Description: 69 f.
URI: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/17854
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso da Área de Ensino Multiprofissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCR_Bruno_Indicadores_e_Servico_Social.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open
Formulario_de_entrega_e_Termo_Biblioteca Bruno.pdf
  Restricted Access
338.22 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.