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Title: O significado da ação educativa consulta de enfermagem no ambulatório de quimioterapia infantil: Perspectiva dos familiares
Authors: Santos, Ronan dos
Keywords: Enfermagem Oncológica
Oncology Nursing
Enfermería Oncológica
Tratamento Farmacológico
Drug Therapy
Quimioterapia
Criança
Child
Niño
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Abstract: Trata-se de uma investigação fundamentada na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, cujo objeto de estudo foi o significado das orientações da Consulta de Enfermagem na perspectiva do familiar no tratamento quimioterápico ambulatorial da criança portadora de câncer. O objetivo foi compreender este significado. Pesquisa qualitativa onde o cenário foi o Centro de Quimioterapia Infantil do INCA-HC1 e os sujeitos foram os familiares das crianças em tratamento quimioterápico. Após aprovação do Comitê de Ética Institucional sob o nº067/08 em consonância com os critérios éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde conforme resolução 196/96, os seis depoimentos obtidos por meio de entrevista fenomenológica, permitiram a partir dos “motivos-para”, compreender a ação subjetiva dos sujeitos mediante a constituição das categorias concretas do vivido: Interagir com o novo para aprender a cuidar na prática; Adquirir conhecimentos a partir da Consulta de Enfermagem para atender as necessidades do cliente; e Valorizar a ação educativa do enfermeiro a partir do apoio profissional. O “motivo-porque” emergiu através da categoria: Da ação intencional do enfermeiro às mudanças conceituais do familiar da criança sob tratamento quimioterápico. A partir daí, foi possível construir o tipo vivido “familiar que acompanha o tratamento quimioterápico ambulatorial da criança portadora de câncer frente às orientações recebidas no momento da atividade assistencial Consulta de Enfermagem”. Interpretou-se como sendo: familiares de ambos os sexos, que apresentam laços de consangüinidade com as crianças submetidas ao tratamento quimioterápico, encaminhados à Consulta de Enfermagem no início do tratamento de suas crianças por norma institucional. Na consulta encontram acolhimento para o enfrentamento de uma vivência singular, onde experienciam tratamento que traz como conseqüências, efeitos adversos nos vários sistemas corporais de suas crianças, expressos por: alterações da imagem corporal, baixa da imunidade e necessidade de cuidados específicos. Obtém ainda na Consulta a possibilidade de interagir com o novo, para aprender a cuidar na prática, além da aquisição de conhecimentos para atender as necessidades de suas crianças, possibilitando valorizar o enfermeiro a partir do apoio profissional recebido, levando-os às mudanças conceituais. Com a evolução do estudo, emergiu o significado atribuído pelos sujeitos à ação educativa Consulta de Enfermagem no ambulatório da quimioterapia infantil como: um momento de aprendizagem das ações educativas na prática dos cuidados para com as crianças, para que possam promover um mundo da vida com possibilidades de vida a partir de trocas contínuas entre enfermeiros e familiares. Concluímos que a ação intencional do enfermeiro em realizar a ação educativa na Consulta de enfermagem no espaço das áreas de especialidades, como aqui foi tratada a quimioterapia infantil, converge com as exigências dispostas na resolução COFEN 272/2002 sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, nas Instituições de Saúde Brasileiras. Salientamos que a partir do alcance do objetivo proposto neste estudo, de aprender a Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz e suas concepções, a ação educativa Consulta de Enfermagem a nosso ver, se apresenta como direcionadora das ações de enfermagem realizadas com os clientes, estando fundamentada na necessidade de cientificidade das ações desenvolvidas, tendo como sustentação os “motivos” dos nossos sujeitos.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6238
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