Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/6448
Title: Death education: sensibility for caregiving
Other Titles: Educação para a morte: sensibilização para o cuidar
Educación para la muerte: sensibilización para el cuidar
Authors: Lima, Roberta de
Bergold, Leila Brito
Souza, Joana Darc Fialho de
Barbosa, Genesis de Souza
Ferreira, Márcia de Assunção
Keywords: Death
Morte
Muerte
Students, Nursing
Estudantes de Enfermagem
Estudiantes de Enfermería
Education, Nursing
Educação em Enfermagem
Educación en Enfermería
Nursing Care
Cuidados de Enfermagem
Atención de Enfermería
Attitude to Death
Atitude Frente a Morte
Actitud Frente a la Muerte
Issue Date: 2017
Publisher: Rev Bras Enferm [Internet]
Abstract: Objetivo: relatar a aplicação de um método participativo de ensino-aprendizagem sobre o tema da morte, morrer e cuidados associados, a fi m de evidenciar sua aplicabilidade junto a estudantes. Método: relato de aplicação de método participativo com grupo de 22 estudantes do 6º período do curso de Enfermagem e Obstetrícia de uma Universidade Pública Federal. A primeira etapa focou experiências pessoais dos estudantes e a segunda, as perspectivas profi ssionais. Foram utilizados como recursos para coleta de dados: música, desenho, dramatização e fotografi a. Resultados: após a aplicação do método, os estudantes atribuíram sentidos à morte e aos cuidados de enfermagem, refl etiram, criticaram e ressignifi caram experiências e vivências sobre o tema. Conclusão: o método mostrou-se aplicável e efi caz para o alcance do objetivo, ou seja, possibilita que os educandos atuem como protagonistas do ensinoaprendizagem, construindo, juntos, uma nova perspectiva do cuidado com a morte e o processo de morrer.
Description: 2018;71(suppl 4):1779-84
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/6448
ISSN: 1984-0446
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Death education sensibility for caregiving.pdf491.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.