Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/7196
Title: Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil
Other Titles: Cultural diversity, subjectivity production and childhood: thinking the daily life in early childhood education
Authors: Siqueira, Kassia de Oliveira Martins
Bueno, Marina Fernandes
Souza, Taís
Keywords: Diversidade Cultural
Cultural Diversity
Diversidad Cultural
Educação Infantil
Child Rearing
Crianza del Niño
Política Pública
Public Policy
Política Pública
Issue Date: 2015
Publisher: Revista Horizontes
Citation: SIQUEIRA, Kassia de Oliveira Martins; BUENO, Marina Fernandes; SOUZA, Taís. Diversidade cultural, produção de subjetividade e infância: pensando o cotidiano na educação infantil. Revista Horizontes, v. 33, n. 2, p. 19-26, jul./dez. 2015.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo problematizar o cotidiano na educação infantil e sua relação com o discurso contemporâneo sobre a infância, colocando em análise a definição atual de criança presente nas políticas públicas e nas legislações no âmbito da educação. A análise proposta tem como ponto de partida a experiência de uma das autoras em uma creche situada no município do Rio de Janeiro, de onde são apontados alguns elementos constitutivos das políticas públicas de educação e seus discursos sobre infância, sobretudo aqueles que enquadram o “ser criança” pelo que lhe falta, pelo que não sabem/fazem/conhecem, desconsiderando-as em suas singularidades. A metodologia escolhida para esse estudo é a pesquisa-intervenção, ferramenta da Análise Institucional, em que o conhecimento se produz a partir da problematização das intervenções do pesquisador e de suas implicações com o objeto de pesquisa. Como referências teóricas são utilizadas fundamentalmente as abordagens de Amarante (2012), Foucault (2004) e Guattari e Rolnik (1986). Palavras-chave: diversidade; cultura; infância; cotidiano; subjetividade.
Description: p. 19-26,
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/7196
ISSN: 2317-109x
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Serviço Social



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.