Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/9422
Title: Impacto do uso intraoperatório de anti-inflamatórios não esteroidais na recorrência e sobrevida de pacientes com diagnóstico de melanoma maligno submetidos a biópsia de linfonodo sentinela
Authors: Thuler, Luiz Claudio Santos
Melo, Andreia Cristina de
Araujo, Bruno Luis de Castro
Keywords: Melanoma
Anti-Inflamatórios não Esteroides
Anti-Inflammatory Agents, Non-Steroidal
Fármaco Anti-Inflamatório não Esteroida
Oncologia Cirúrgica
Surgical Oncology
Oncología Quirúrgica
Anestesia
Anesthesia
Sobrevida
Survival
Recidiva
Recurrence
Recurrencia
Issue Date: 2020
Citation: ARAUJO, Bruno Luis de Castro. Impacto do uso intraoperatório de anti-inflamatórios não esteroidais na recorrência e sobrevida de pacientes com diagnóstico de melanoma maligno submetidos a biópsia de linfonodo sentinela. 2020. Dissertação (Mestrado em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, 2020.
Abstract: O melanoma é uma forma agressiva de câncer de pele. A biópsia do linfonodo sentinela é um procedimento de estadiamento padrão no melanoma localizado de alto risco. O uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINES) perioperatórios tem sido associado à melhora nos resultados oncológicos a longo prazo em outros tipos de tumores. O objetivo do estudo foi investigar se havia uma associação entre o uso intra-operatório de AINES e a recorrência ou sobrevida. Foi selecionada uma coorte retrospectiva de um único centro, incluindo pacientes submetidos à biópsia de linfonodo sentinela entre março de 2000 e janeiro de 2012. Os desfechos primários foram tempo até a falha ao tratamento e sobrevida melanoma específica. Sobrevida livre de doença e sobrevida global foram os desfechos secundários. Dos 544 pacientes submetidos à biópsia de linfonodo sentinela neste período, 516 foram incluídos na análise. AINES foram utilizados em 307 pacientes. A duração mediana (IQR) de acompanhamento foi de 72 meses (35-112) e a sobrevida melanoma específica em 10 anos foi de 63,2% (IC 95% 58,4%-68,4%). Os grupos de estudo não alcançaram diferença estatisticamente significante em tempo para falha ao tratamento (p = 0,660), sobrevida melanoma específica (p = 0,485), sobrevida livre de doença (p = 0,671) e sobrevida global (p = 0,522) no teste de log rank. O modelo de regressão múltipla de riscos proporcionais de Cox confirmou os resultados não ajustados. O presente estudo não avaliza o uso de AINES intraoperatórios na prevenção de morte ou recorrência em pacientes com melanoma.
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/9422
Appears in Collections:Dissertações Defendidas no INCA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.