Please use this identifier to cite or link to this item: https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5150
Title: Problematizing the multidisciplinary residency in oncology: a practical teaching protocol from the perspective of nurse residents
Other Titles: Problematizando a Residência Multiprofissional em Oncologia: Protocolo de Ensino Prático na Perspectiva de Residentes de Enfermagem
Problematizando la Residencia Multiprofesional en Oncología: Protocolo de Enseñanza Práctica desde la Perspectiva de Residentes de Enfermería
Authors: Melo, Myllena Cândida de
Queluci, Gisella de Carvalho
Gouvêa, Mônica Villela
Keywords: Educação em Enfermagem
Education Nursing
Aprendizagem Baseada em Problemas
Problem-Based Learning
Aprendizaje Basado en Problemas
Educación en Enfermería
Internato não Médico
Internship Nonmedical
Internado no Médico
Preceptoria
Preceptorship
Preceptoría
Enfermagem Oncológica
Oncology Nursing
Enfermería Oncológica
Issue Date: 2014
Publisher: Rev Esc Enferm USP
Abstract: Objetivo: Investigar o ensino prático de residentes de Enfermagem de uma residência oncológica multiprofissional. Método: Pesquisa descritiva qualitativa, embasada na metodologia da problematização e em suas etapas, representadas pelo Arco de Maguerez. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo. Resultados: Elementos potencializadores e limitantes da residência nortearam o desenho de um protocolo de ensino prático na perspectiva dos residentes, estruturado em três etapas: acolhimento e ambiência; cuidados de Enfermagem a partir de situações-problema e processo de avaliação. Conclusão: A sistematização do ensino prático promoveu a autonomia dos sujeitos e a aproximação do ensino à realidade, tornando a residência menos extenuante, aflitiva e estressante.
Description: 2014; 48(4):706-14
URI: http://sr-vmlxaph03:8080/jspui/handle/123456789/5150
ISSN: 1980-220X
Appears in Collections:Artigos de Periódicos da área de Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.